Força Aérea dos EUA envia avião “farejador nuclear” para a Europa

WC-135W nuclear

A Força Aérea dos EUA enviou um dos seus dois jatos WC-135W Constant Phoenix para a base aérea britânica de RAF Mildenhall, no Reino Unido. A aeronave é chamada de “farejador nuclear” (nuclear sniffer) por ser especializada em detectar partículas radioativas presentes na atmosfera. 

O movimento é incomum e chama ainda mais atenção por ocorrer em meio às tensões na Europa por conta da possível invasão da Rússia na Ucrânia.

Segundo o Aerotime, a primeira vez que o WC-135 esteve no velho continente foi na ocasião do acidente nuclear de Chernobyl em abril de 1986, quando múltiplas aeronaves foram enviadas para monitorar o sinistro. Depois disso, a aeronave só retornou à Europa duas vezes: uma em 2017 e outra em 2020. Em ambos os casos, a missão levou os WC-135W para perto da fronteira russa.

O WC-135W é mais um dos vários “membros” da família C-135 Stratolifter, que deu origem a vários aviões de missões especializadas. O C-135 é derivado diretamente do Boeing Dash 80, conhecido por ter dado origem ao Boeing 707. Os mais famosos são o KC-135 Stratotanker de reabastecimento em o voo os RC-135 para diversões missões inteligência e reconhecimento.

Apenas duas unidades do WC-135W Constant Phoenix restam em serviço. Foto: USAF.

Das 10 aeronaves WC-135W construídas (mais uma EC-135C convertida em 1998), restam apenas duas, operadas pelo 45º Esquadrão de Reconhecimento, com sede na Base Aérea de Offutt, no estado norte americano do Nebraska. Ambas são regularmente solicitados no Oceano Pacífico, de olho no programa nuclear norte-coreano. A missão atual do WC-135W na Europa é desconhecida. 

Os três aviões de observação Boeing OC-135B especificamente equipados para a aplicação do Tratado de Céus Abertos eram os antigos WC-135B. 

Assinado em 1992 e ratificado em 1º de janeiro de 2002 pelos membros da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), o tratado permitiu o monitoramento aéreo mútuo de movimentos militares e instalações estratégicas dos países signatários. 

Em abril de 2021, depois que a Rússia e os Estados Unidos se retiraram do tratado, a USAF anunciou a aposentadoria dos dois últimos OC-135B. 

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias

Tags: Estados Unidos, Europa, Nuclear, RC-135, Reconhecimento, usaexport, USAF, WC-135

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