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Força Aérea dos EUA quer avião-tanque stealth até 2040

Conceito de avião-tanque stealth de nova geração. Imagem: Lockheed Martin.

A Força Aérea dos EUA (USAF) lançou oficialmente sua busca por um novo avião-tanque com capacidades stealth, com o objetivo de ter um avião definitivo na década de 2040. Esta é a terceira fase de um grande projeto de reconstrução da força de reabastecedores do país. 

No último dia 31, a USAF publicou no SAM.gov, um site de contratos governamentais, um requisito de informações (RFI) para vários fabricantes, que deverão enviar, até o dia 02 de março, seus mais diversos conceitos para um avião-tanque “invisível aos radares”.

As propostas serão avaliadas em outubro como parte do programa Next-Generation Air-Refueling System (NGAS). Além de transferir e receber combustível no ar, a futura aeronave deverá ser capaz de sobreviver em espaço aéreo disputado e apoiar sistemas aéreos não-tripulados. 

Força Aérea dos EUA tenta renovar sua frota de aviões-tanque, composta majoritariamente pelo KC-135 Stratotanker da década de 1950. Foto: USAF.
Força Aérea dos EUA tenta renovar sua frota de aviões-tanque, composta majoritariamente pelo KC-135 Stratotanker da década de 1950. Foto: USAF.

Os proponentes devem apresentar que tipos de motores colocariam em suas aeronaves e a economia obtida em comparação com os atuais aviões, além de que maneiras responderão à futuras ameaças. 

A USAF diz estar aberta a todas as ideias sobre tamanho e desempenho do novo reabastecedor aéreo, mas também quer que os participantes identifiquem o nível de maturidade dos projetos, as áreas de maior risco e como seriam atenuadas num programa de desenvolvimento.

Segundo a Air & Space Forces Magazine, a publicação da RFI marca o início formal do NGAS, anteriormente chamado de KC-Z, o terceiro programa da Força Aérea para aquisição de aviões-tanque. O Boeing KC-46 Pegasus foi o vencedor do KC-X; o KC-Y, também chamado de “bridge-tanker”, ainda em andamento, busca um elo de ligação entre as gerações de reabastecedores. O atual NGAS é a terceira e última fase do esforço de recapitalização da frota de aviões-tanque da USAF. 

Boeing KC-46A Pegasus. Foto: Boeing.
Boeing KC-46A Pegasus. Foto: Boeing.

A Força Aérea “está interessada em soluções inovadoras em todas as classes de tamanho e desempenho que possam atender aos requisitos estressantes da missão” de fornecer combustível no espaço aéreo contestado, disse o anúncio. A velocidade dos conceitos de aeronave apresentados “deve ser compatível com os receptores modernos”.

O secretário da Força Aérea Frank Kendall disse que a ameaça imposta pela China está afastando a USAF dos reabastecedores tradicionais, baseados em plataformas comerciais adaptadas para emprego militar. “A ameaça está tirando essa liberdade de nós”, disse ele, acrescentando que, com novos projetos de aeronaves de carga e reabastecimento, a USAF precisa colocar “um alto valor na capacidade de sobrevivência”.

Modelo de avião-tanque stealth apresentado pela Lockheed Martin como resposta ao KC-Z. Imagem: Lockheed Martin.
Modelo de avião-tanque stealth apresentado pela Lockheed Martin como resposta ao KC-Z. Imagem: Lockheed Martin.

Aeronaves e mísseis da China e outros adversários podem rastrear e derrubar aviões-tanque a partir de longas distâncias, obrigando a Força Aérea a avançar em direção a conceitos de sobrevivência, disse ele. O novo avião terá que “ir além” dos conceitos tradicionais e “sobreviver em um ambiente em que a frota atual não teve que trabalhar”.

A RFI para o NGAS instrui as empresas a fornecer características detalhadas de desempenho de aeronaves em potencial, incluindo tamanho e peso, performance de pouso, decolagem, subida e voo de cruzeiro relativa ao perfil da missão.

A USAF também quer saber se os aviões propostos poderão operar de aeródromos regionais, improvisados ou não tradicionais, uma questão alinhada à doutrina ACE (Agile Combat Emplyment). Trata-se de uma resposta à China, que busca o desdobramento de meios de força aérea em locais mais próximos da linha de frente e com pouca infraestrutura e apoio de solo. 

Conceito de aeronave BWB para transporte e reabastecimento em voo, apresentado pela Boeing em janeiro. Foto: Joseph Trevithick - The War Zone.
Conceito de aeronave BWB para transporte e reabastecimento em voo, apresentado pela Boeing em janeiro. Foto: Joseph Trevithick – The War Zone.

A RFI da USAF vem enquanto players importantes, como a Boeing, tem apresentado diversos conceitos para novos aviões de carga e reabastecimento empregando o modelo blended wing body (BWB), que promete incorporar características stealth aprimoradas.

Kendall disse que não há um conceito comercial BWB que a Força Aérea possa aproveitar “ainda”, mas o serviço está analisando esses conceitos porque as variantes comerciais também podem reduzir significativamente o consumo de combustível da indústria aeronáutica. 

 

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Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: avião-tanque, reabastecimento em voo, usaexport, USAF