Foto: Força Aérea Peruana

A Força Aérea Peruana recebeu ontem (15) seus dois KC-130H Hércules adquiridos da Força Aérea da Espanha (Ejercito del Aire). A cerimônia de recebimento das aeronaves contou com a presença do presidente peruano Francisco Sagasti e da ministra da defesa Nuria Esparch.

O Peru adquiriu os dois aviões por US$ 35 milhões em uma negociação direta entre governos. Em dezembro de 2020 a Força Aérea do Uruguai também recebeu dois KC-130H ex-Ejercito del Aire. A Espanha aposentou a sua frota de dez C-130/KC-130 Hércules, tendo os Airbus A400 Atlas entrado em seu lugar. 

As seis aeronaves restantes da Espanha foram adquiridas pela Blue Aerospace dos Estados Unidos, companhia especializada no suporte logístico do Lockheed C-130 Hércules.

Foto: Força Aérea Peruana

O Comandante Geral da FAP, General do Ar Rodolfo Pereyra Cuneo, afirmou que a aquisição das aeronaves é uma conquista para o Peru. As aeronaves aumentarão a capacidade de transporte logístico do país, agilizando a transferência de material e pessoal de saúde. 

O Presidente Francisco Sagasti destacou o trabalho e a importância das “novas” aeronaves no transporte de vacinas e em outras missões, como o apoio à comunidades atingidas por desastre naturais.