Força Aéreas Aliadas participaram de teinamento no Báltico

Caças F-15E da U.S Airforce- Foto: USAF (Imagem Ilustrativa)

As Forças Aéreas Aliadas na região do Báltico participaram do evento de treinamento do Tridente do Báltico de 16 a 18 de março de 2021. 

Os caças F-15 da Força Aérea dos EUA da RAF Lakenheath e KC-135 da RAF Mildenhall, no Reino Unido foram deslocadoss para a Base Aérea de Ämari, na Estônia.

A base da Estônia é também o lar temporário do destacamento Eurofighter da Força Aérea Alemã, aumentando o policiamento aéreo do Báltico da OTAN aqui. Durante o exercício do Tridente do Báltico, ambos os Aliados realizaram missões combinadas com os Aliados Estônia, Lituânia, Polônia, Reino Unido e Parceira Finlândia sob o Conceito dos EUA de Agile Combat Employment.

“Isso é interoperabilidade no seu melhor”, disse o tenente-coronel Sören Richter, comandante do destacamento dos Eurofighters alemães na Estônia. “Os exercícios multinacionais continuam a ser importantes para nós, especialmente durante a pandemia contínua. O treinamento junto com nossos Aliados é a melhor preparação possível para missões futuras”, acrescentou. 

“Toda a minha equipe dá as boas-vindas a esta oportunidade de fazer um treinamento realístico significativo e aprimorar nossas habilidades durante surtidas combinadas com os F-15s dos EUA ou reabastecimento com seus aviões-tanque KC-135. O treinamento durante o Tridente Báltico permite nossa curta distância ar-ar exercícios de luta “, disse Richter.

 “No entanto, além de participar desse treinamento combinado, garantimos constantemente que nossos Eurofighters estejam disponíveis 24 horas nos sete dias da semana para o lançamento, a fim de proteger o espaço aéreo de nossos três Aliados do Báltico”, concluiu.

Fonte: NATO/OTAN