Formação de 9 caças Tornado durante um dos voo de despedida do caça - Foto- RAF

A campanha para aposentadoria da aeronave Panavia Tornado continua ocorrendo, incluindo o sobrevoo de nove aeronaves sobre a East Anglia.

Após a popularíssima série de passagens baixas no Reino Unido na semana anterior, o Tornado realizou uma surtida sobre Lincolnshire com nove aeronaves de sua base na RAF Marham, em Norfolk. Como testemunhado na semana anterior, milhares de espectadores se reuniram ao longo da rota para ver o icônico jato pela última vez.

“A resposta aos flyfasts FINALE da semana passada reflete a alta consideração com que a aeronave é mantida pelo público do Reino Unido. Com apenas uma quinzena de dias antes do desfile de desmantelamento dos dois esquadrões restantes, esta foi nossa oportunidade de agradecer a todos que apoiaram o Tornado desde que ela entrou em serviço”, disse Ian Townsend, Capitão Chefe da RAF na Estação Marham.

Sobre voo dos caças Tornados em algum local do Reino Unido- Foto- RAF

No termo imediato, os Tornados serão substituídos por novas capacidades de armas para o jato Typhoon. Devido ao ‘Project Centurion’, que custou £ 425 milhões nos últimos três anos, o Typhoon agora pode ser equipado com um míssil de cruzeiro Deep Shadow, um míssil ar-ar Meteor e o míssil de ataque Brimstone.

A nova frota de jatos F-35 Lightning da RAF formará a espinha dorsal da frota aérea de combate do Reino Unido, ao lado dos jatos Typhoon nos próximos anos.

O Tornado será oficialmente retirado de serviço no final de março, e só será usado para fins de treinamento no Reino Unido.

Caças furtivos F-35 Lightning II serão a espinha dorsal da RAF, juntamente com o Eurofighter Typhoon. Foto: RAF.

Apelidado de “Tonka”, o primeiro uso da aeronave em operações reais foi durante a Guerra do Golfo, em 1991, quando 60 caças Tornado GR1 foram implantados a partir de bases na Arábia Saudita e no Bahrein.

Dois anos depois, eles foram atualizados para o modelo GR4, que vem sendo usado desde os céus de Kosovo, Afeganistão, Iraque e Síria.