Clique Aqui e receba as principais Notícias da Aviação em tempo real diretamente no seu Whatsapp ou Telegram.

França se prepara para negociar venda de caças Rafales com a Ucrânia

Dassault Rafale
Dassault Rafale- Foto: Dassault Aviation

A França estaria se preparando para negóciar a venda de caças Rafales para à Ucrânia. Esse asunto deve ser discutido na visita do presidente francês Emmanuel Macron a Kiev, que deve acontecer ao final do primeiro semestre de 2021.

Em maio de 2020, o governo ucraniano divulgou o o plano “Visão da Força Aérea 2035” , que visa a modernização de sua frota de caças, substituindo assim os atuais caças da força aérea.

Dassault Rafale- Foto/Divulgação Dassault Aviation

Como propostas ao país de leste europeu, algumas opções surgiram, os EUA estao oferecendo o F-16V, já a Suécia, oferece o SAAB Gripen à Ucrânia. No entanto, a FRança também quer entrar na disputa com seu caça Rafale e está confiante.

A confiança francesa esta ligada a recente venda do delta francês para a força aérea grega, A Dassault Aviation também tem vendas do Rafale para a Índia e Catar e tais vendas podem ser um fator decisviso para os militares ucranianos.

Com os novos vetores à Ucrânia vai ter caças de geração 4.5, o que significa um salto tecnologico da força aérea.

Caças Rafales sobrevoando a Grécia- Foto: Ilias Diakoumakos

A Ucrânia planeja adquirir de 6 a 12 novas aeronaves entre 2023 e 2025 e outras 30 entre 2025 e 2030. Para isso é esperado que seja gasto aproximadamente 7,5 bilhões de euros.

Contudo, ainda ha outro fator que pode dar vitória ao Rafale para a Ucrânia, vale lembrar que o país comprou 55 helicópteros da européia airbus.

Entretanto, não há uma decisão final sobre isso, após o encontro dos presidentes novidades podem surgir.

SU-27 Flanker da UcrâniaFrança

Hoje, a Força Aérea da Ucrânia opera os seguintes caças principais: Mig-29 e SU-27, além disso, outras aeronaves de combate fazem parte da frota, como o SU-24 e SU-25.