Cada vez mais próximo de fazer parte da frota da LATAM Brasil, o primeiro Airbus A321neo da companhia (PS-LBB) realizou hoje (13), o seu primeiro voo de testes, etapa que antecede a entrega da aeronave para a companhia aérea. A aeronave será a primeira da filial brasileira, bem como do Grupo LATAM.
Ainda com a matrícula de testes D-AVXP, o futuro PS-LBB (MSN 11531) decolou da fábrica da Airbus em Hamburgo, na Alemanha, por volta das 10 da manhã (horário de Brasília). O sobrevoo teve duração de 2 h 37 min e serviu para avaliar a atuação da aeronave e os principais sistemas do avião. É bastante provável que o D-AVXP realize mais dois ensaios de testes, com grandes chances de que o primeiro A321neo da LATAM Brasil seja entregue em outubro deste ano.
Recentemente, o PS-LBB foi flagrado com os motores instalados e fazendo os primeiros testes de taxiamento, acionamento dos freios e decolagem abortada (RTO). Confira parte dos testes no vídeo abaixo:
#A321neo #Latam #Brasil PS-LBB
RTO @AeroEntusiasta pic.twitter.com/gdiTJDpaQc— Tobi (@Tobias_Gudat) September 12, 2023
A LATAM Brasil conta com uma encomenda de 12 A321neo, ainda não se sabe qual será a configuração de assentos adotado pela empresa aérea, sendo que os A321 ceo da companhia estão configurados com 224 assentos em classe única. Até o primeiro semestre de 2024, a LATAM poderá contar com 4 unidades. Dados do site Aviation Flights revela que incluindo o PS-LBB, outras três aeronaves já estão na linha de produção, sendo: PS-LBD (MSN 11824), PS-LBC (MSN 11575) e o PS-LBG (MSN 11701),
#A321neo #Latam #Brasil PS-LBC, PS-LBD PS-LBB
MSN11575, MSN11824, MSN11531 pic.twitter.com/0T63MtTAPn— Tobi (@Tobias_Gudat) September 12, 2023
Os Airbus A321neo da LATAM também irão operar os motores Pratt & Whitney PW1133G, fabricante que a companhia também usa para equipar seus A320neo.
O A321neo é o maior membro da Família A320neo da Airbus, que incorpora motores e sharklets de nova geração, proporcionando mais de 20 por cento de economia de combustível e CO₂, bem como a redução de ruído de 50 por cento.
No ano passado, Roberto Alvo, diretor-presidente da LATAM (CEO), anunciou que as primeiras unidades do A321neo chegariam em 2023 entre as filiais do Chile e Brasil. Além disso, o A321XLR, versão com alcance intercontinental, está cotado para chegar no grupo LATAM em 2025.
Com informações: Aviation Flights
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.