Clique Aqui e receba as principais Notícias da Aviação em tempo real diretamente no seu Whatsapp ou Telegram.

GOL eVTOL aeronaves Elétricas
Imagem: Divulgação

A GOL Linhas Aéreas em conjunto com o Grupo Comporte, uma entidade de seu acionista controlador, anuncia hoje que assinaram um protocolo de intenções não-vinculante com a Avolon para aquisição e/ou arrendamento de 250 aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL ).

Assumindo que a aeronave seja certificada e que as suas entregas aconteçam com sucesso, a Companhia espera iniciar operações com uma malha aérea brasileira usando aviões eVTOL em meados de 2025.

O Grupo Comporte está provendo os recursos requeridos para investimento nesse projeto, que utilizará a expertise em aviação da GOL para desenvolver a malha aérea utilizando as aeronaves VA-X4 eVTOL.

Criado pela empresa britânica Vertical Aerospace (“Vertical”), o modelo VA-X4 eVTOL é considerado um dos táxis aéreos mais avançados tecnologicamente e confiáveis atualmente em desenvolvimento.

A Vertical está desenvolvendo o VA-X4, uma aeronave elétrica que pode transportar quatro passageiros e um piloto, e voar a velocidades de até 320 km/h, com um alcance de mais de 160 km somente com baterias.

Essas aeronaves podem transportar clientes rapidamente em torno dos centros urbanos das cidades e para aeroportos. A Vertical planeja realizar seu primeiro voo de teste do VA-X4 ainda este ano, com a certificação da aeronave já em 2024.

O acordo com a Avolon e o Grupo Comporte faz parte, também, da estratégia comercial da GOL de expandir seletivamente no mercado de transporte aéreo regional, abrindo novas rotas para mercados domésticos pouco atendidos.

 

Via: GOL Linhas Aéreas

DEIXE UMA RESPOSTA