Advertisement

GOL quer usar conexão via satélite para criar rede interligada de aeronaves

A GOL Linhas Aéreas quer novamente aproveitar os potenciais da sua conectividade de aeronaves via satélite, que hoje possibilita o fornecimento de canais de tv ao vivo a bordo, além da internet em voo.

O sistema de internet via satélite será usado para transferir em tempo real dados da aeronave para bases em solo, como o posicionamento do avião, transmissão de áudio da cabine e relatório de turbulência na rota.

“A Gogo está se movendo rapidamente além da conectividade de passageiros para conectar pilotos, comissários de bordo e a própria aeronave, para que as companhias aéreas possam acessar informações em tempo real. Ao aproveitar a conectividade a bordo, as companhias aéreas poderão oferecer melhor serviço em voo, melhorar a segurança e operar com mais eficiência”, disse John Wade, presidente da Gogo para aviação comercial.

O sistema criaria um banco de dados que poderia ser acessível para operadores em solo, fornecendo dados de rota para outros aviões.

Foto – GOL/Divulgação

Por exemplo, se um avião registra turbulência em determinado ponto na aerovia X, ele pode avisar o serviço em solo que pode enviar essa informação para outro avião que vai passar pelo mesmo local.

Ao mesmo tempo a segurança aumenta, pois o avião envia sua posição e voz automaticamente para um serviço em solo. Se houver uma emergência, a empresa sempre vai saber onde o avião está, mesmo que o voo esteja ocorrendo acima do Oceano Atlântico, onde não há serviço de radar em grande parte.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Aeroflap

Autor: Aeroflap

Categorias: Companhias Aéreas, Notícias

Tags: GOL