Governo Italiano quer utilizar ativos da Air Italy na nova Alitalia

A ministra de transporte e infraestrutura da Itália, Paola de Micheli, indicou que o estado está considerando a possibilidade de integrar alguns ativos da Air Italy em sua Alitalia renacionalizada.

A Air Italia, com sede na Sardenha, entrou em colapso em fevereiro, depois que os acionistas não chegaram a acordo sobre investimentos adicionais para manter a companhia aérea em dificuldades, apesar da Qatar Airways, proprietária de 49%, indicar sua disposição de investir.

Desde então, a Itália, em meio à crise mais ampla de coronavírus que afeta as viagens aéreas, encerrou seus esforços de três anos para garantir novos investidores privados à transportadora nacional Alitalia.

Em março, emitiu um decreto descrevendo um plano para renacionalizar a Alitalia, que está em administração extraordinária desde maio de 2017.

Foto – Alitalia

De Micheli se reuniu com liquidatários da Air Italy, além de representantes das regiões da Sardenha e Lombardia – principais mercados italianos em que operava – para discutir o impacto social do colapso da companhia aérea.

“O ministro de Micheli confirmou o estabelecimento iminente da Newco Alitalia, o desenvolvimento dos objetivos do plano industrial e a avaliação, no contexto deste mandato, de uma possível integração de alguns ativos da Air Italy com a nova Alitalia”, o ministério dos transportes diz em uma declaração após a reunião.

Acrescenta que a avaliação “caberá à nova empresa” e que o ministério dos transportes e as regiões preparariam um estudo aprofundado do impacto industrial.


Grande parte da frota da Air Italy havia sido arrendada, e depois retornada à Qatar Airways. Os liquidatários da Air Italy lançaram em março uma licitação para dois pacotes de ativos.

Isso incluiu um pacote de aviação, que inclui ativos, incluindo o COA da companhia aérea, direitos de tráfego e faixas horárias de aeroportos (slots), mas nenhuma aeronave. O outro pacote cobre ativos de seus negócios de manutenção.

 

DEIXE UMA RESPOSTA