GRU Airport Aeroporto de Guarulhos GRU Airport São Paulo
Foto - GRU Airport/Via Facebook

O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, receberá a primeira edição do ACI Airport Day Brasil, evento do setor organizado pelo Conselho Internacional de Aeroportos (Airport Council International – ACI). O palco para o encontro será o auditório do aeroporto, dia 3 de maio, das 9h às 15h.

O evento terá como foco o desenvolvimento sustentável e as metas socioambientais da indústria e contará com a presença de executivos do setor, autoridades da aviação civil brasileira, além de especialistas em meio ambiente, tecnologia, negócios e mobilidade urbana.

Durante as palestras, representantes da ACI apresentarão os detalhes do compromisso assumido com a indústria aeroportuária de todo o mundo para alcançar a meta de redução a zero, até o ano de 2050, das emissões de carbono sob controle direto dos aeroportos. Para tanto, trarão exemplos de ações que já estão sendo implantadas do mundo.

 

Combate ao tráfico de animais silvestres

O ACI Airport Day Brasil também irá discutir formas de impedir o tráfico internacional de animais silvestres. Para isso, serão discutidos alguns exemplos de sucesso no combate a esse crime dentro de aeroportos.

Em julho de 2021, o Conselho Internacional de Aeroportos elaborou uma cartilha com orientações visando combater o transporte ilegal de espécies protegidas de animais selvagens e plantas.

O documento oferece estudos de casos de sucesso e estratégias que podem ser implantadas pelos aeroportos no combate ao tráfico de vida selvagem.

 

Palestrantes e programação do ACI Airport Day Brasil

Na abertura do ACI AIRPORT DAY BRASIL, a partir de 9h, o Secretário Nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann, fará um panorama do atual contexto do mercado da indústria aeronáutica nacional.

Estarão presentes também o diretor-geral de ACI World, Luis Felipe de Oliveira, e o diretor-geral de ACI-LAC – o escritório regional de ACI na América Latina e Caribe – Rafael Echevarne, que apresentarão os principais pontos da agenda da indústria de aeroportos para os próximos anos no mundo e na região.

Gustavo Figueiredo, presidente do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, anfitrião do evento, fará as boas-vindas e destacará os desafios socioambientais dos aeroportos brasileiros.

A diretora de Sustentabilidade, Meio Ambiente e Assuntos Legais de ACI World, Juliana Scavuzzi, vai abrir a segunda etapa do ACI AIRPORT DAY BRASIL, apresentando pela primeira vez em um evento presencial no país os detalhes do compromisso assumido com aeroportos de todo o mundo para alcançar a meta de redução a zero das emissões de carbono até o ano de 2050.

A meta de longo prazo é de redução absoluta, ou seja, sem compensações, e refere-se às emissões sob o controle direto dos aeroportos, como, por exemplo, o abastecimento de energia da infraestrutura e de combustível dos veículos que circulam nas áreas dos terminais.

Para tanto, aeroportos de todo o mundo já contam com o apoio técnico de ACI, por meio de seu programa Airport Carbon Accreditation (ACA), o único programa global de treinamento e consultoria para gerenciamento de carbono do mercado aeroportuário, que avalia e reconhece os esforços dos aeroportos e os certifica em 6 níveis: ‘Mapeamento’, ‘Redução’, ‘Otimização’, ‘Neutralidade’, ‘Transformação’ e ‘Transição’.

Atualmente, 5 aeroportos no Brasil têm a certificação Airport Carbon Accreditation: Aeroporto Internacional de Brasília, Aeroporto Internacional de Natal, e RIOGaleão Aeroporto Internacional Tom Jobim figuram entre os aeroportos certificados no nível “Mapeamento”; e Aeroporto Internacional de Belo Horizonte e Aeroporto Internacional de Salvador, no nível “Redução”.

Juliana Scavuzzi vai também mediar o painel “Aeroportos brasileiros e o desafio da descarbonização do setor”, que contará com a participação dos diretores de BH Airport, Kleber Meira, RIOgaleão, Alexandre Monteiro, e Zurich Airport Brasil (que administra o Aeroporto Internacional de Florianópolis, Aeroporto Internacional de Vitória e Aeroporto de Macaé), Ricardo Gesse.

Estão confirmados como palestrantes e painelistas Juan Djedjeian , vice-presidente e diretor de operações da Inframérica no Brasil; Julio Ribas, diretor-presidente do Salvador Bahia Airport; Rafael Rebello, diretor comercial de energia da Raizen; José Perote, líder de serviços estratégicos da EVE Air Mobility; Wanderley Galhiego Junior, diretor de Novos Negócios e Inovação da SOCICAM; Gilberto Peralta, presidente da Airbus Brasil e Alex Glock, vice-presidente de Vendas para as Américas de MHIRJ.

Veja mais detalhes da programação Clicando Aqui.