A Gulfstream entregou recentemente a 300ª aeronave do modelo G650, cerca de cinco anos após a aeronave entrar em serviço pela primeira vez.

“A contínua popularidade e demanda pelo G650 afirma sua posição como líder no segmento de alcance ultralongo”, disse Mark Burns, presidente da Gulfstream.

“O lançamento do G650 foi um ponto de virada, não apenas para a Gulfstream, mas para a indústria como um todo. Nós nos propusemos a mudar o jogo e, finalmente, fizemos exatamente isso”, completou Burns.

A fabricante não anunciou o cliente responsável por receber essa aeronave.

Sua configuração permite lugares para até 19 passageiros sentados ou 10 com posição para dormir deitado. Sua velocidade máxima de operação é de Mach 0,925, seu peso máximo de decolagem é de 103.600 libras ou 46,992 kg, e sua altitude máxima é de 51000 pés.

A aeronave possui sistema fly-by-wire com cockpit PlaneView II, informações do Sistema de Gestão de Voo (FMS) e Cursor Control Devices (CCDs). O jato vem equipado com dois motores Rolls-Royce BR725A1-12 de 16,100 lbf.

O sistema state-of-the-art sistemas de visão também ajudam pilotos ver mais e responder mais rapidamente às mudanças nas condições de voo. Com o Enhanced Vision System (EVS) II, uma câmara de infravermelho montada no nariz possibilita aos pilotos ver mais do que o olho humano consegue.

EVS II Dispaly.

Imagens detalhadas de aeroportos e do terreno circundante são reforçadas à noite e em condições de baixa visibilidade. As imagens do SVE podem ser encaminhadas para um Head-Up Display (HUD) que se alimenta de dados em uma tela transparente no campo para a frente do piloto da visão.

Para uma aeronave desse porte ela conta com o Sistema de Gestão de Cabine da Gulfstream (GCMS), os passageiros controlaram a temperatura, iluminação e persianas.

Também tem a opção de controlar via app para Apple iOS, Android, smartphones com tela touch-screen e tablets.

O design das janelas são ovalizados, dando um charme a mais na aeronave.

O G650ER é maior modelo da Gulfstream, o seu alcance sem escalas é de 7000 milhas náuticas / 12964 quilômetros à Mach 0,85. No Mach 0,90, o G650ER transporta até oito passageiros por 6400 milhas náuticas / 11853 quilômetros. Ele detém o recorde de alcance e velocidade na categoria e circunavegou o globo com somente uma escala.

A aeronave também consegue voar com velocidade quase supersônica de Mach 0.925.