AH-15B H225M Super Cougar Helibras
O AH-15B pode empregar os mísseis antinavio AM-39 Exocet. Foto: Helibras/Divulgação.

A Helibras entregou à Marinha do Brasil o primeiro H225M Naval, designado AH-15B Super Cougar. A aeronave foi recebida pela Marinha na Base Aérea Naval de São Pedro d’Aldeia, recebendo a matrícula N-4101. 

O AH-15B foi desenvolvido pelo time de Engenharia da Helibras e Airbus Helicopters e representa a versão mais complexa do modelo H225M. 

A aeronave conta com sistemas embarcados, incluindo o EWS IDAS-3 (sistema de contramedida), mísseis Exocet AM39 B2M2, da MBDA, o radar tático APS143 e o sistema de missão naval o N-TDMS (Naval Tactical Data Management System), desenvolvido em parceria com a Atech e Airbus Defense and Space, o qual é responsável por fazer o comando e controle de todos os sistemas embarcados, incluindo o sistema de mísseis

AH-15B H225M Super Cougar Helibras
Helibras/Divulgação.

Em junho desse ano, a última etapa da campanha do tiro com os mísseis Exocet AM39 B2M2 foi realizada com sucesso e certificada pelo IFI, representando um grande passo para a autonomia industrial e tecnológica do país.

“Estamos muito orgulhosos por essa conquista e pela dedicação e profissionalismo das nossas equipes, dos nossos parceiros industriais, e das Forças Armadas Brasileiras, demonstrando o espírito de colaboração e parceria dessas instituições, bem como comprovando a capacitação industrial e tecnológica da Helibras e do Brasil em entregar uma das soluções mais modernas do mundo às Forças Armadas e garantindo a soberania nacional na fabricação de helicópteros”, acrescenta Jean-Luc Alfonsi, Presidente da Helibras.

AH-15B H225M Super Cougar Helibras
Helibras/Divulgação.

Essa aeronave permitirá à Marinha do Brasil realizar operações SAR, CSAR, Controle de Área e Ataque Ar-Superfície, além da defesa e vigilância da Amazônia Azul, contando com sistemas embarcados de ponta e alta capacidade tecnológica agregada.

Via Helibras

DEIXE UMA RESPOSTA