Helicóptero EC130 PMPR Paraná
Helicóptero EC130 Falcão 08 da PMPR pousou na Praia Mansa de Caiobá para resgatar homem com lesão na medula. Foto: BPMOA/Divulgação.

Um helicóptero do Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar do Paraná (BPMOA/PMPR) fez um pouso em uma praia lotada para resgatar um homem com suspeita de lesão na medula. O fato ocorreu no último sábado (01) e viralizou nas redes sociais. 

O pouso da aeronave Falcão 08, um Eurocopter (Airbus Helicopters) EC130B4, foi registrado de dentro do helicóptero e pelos banhistas que estavam na Praia Mansa de Caiobá, em Matinhos, no litoral do Paraná. 

A equipe do BPMOA foi acionada para resgatar um homem de 49 anos com possível trauma raquimedular, um tipo de lesão na medula espinhal. Ele bateu com as costas na água após um pulo mal sucedido a partir de pedras na beira d’água. Após a resgate na praia, o a vítima foi levada ao Hospital Regional de Paranaguá. 

Durante o pouso, os ventos gerados pela aeronave acabaram jogando uma mesa de plástico em um veranista que observava a operação. As imagens viralizaram e rodaram o mundo nas mídias sociais, em páginas de humor ou voltadas para o meio aeronáutico.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Heliponto BR (@helipontobr)

https://youtu.be/-RGLIXGZn04

Falando à Rádio Banda B, o Capitão Zem, oficial do BPMOA, afirmou: “A gente já previu a dificuldade do pouso de areia pela quantidade de pessoas no local e já solicitou aos guarda-vidas que isolassem uma área para que fosse feito o pouso. Solicitamos que o pessoal orientasse os banhistas em um raio de 100 metros.”

O BPMOA (Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas) realiza operações de resgate aeromédico, transporte e policiamento aéreo. A unidade opera helicópteros e aeronaves de asa fixa, tendo como sede o Aeroporto de Bacacheri, em Curitiba. 

Com informações de Ricmais, XVCuritiba e Tribuna.

Confira este vídeo do e veja como os Águias da Polícia Militar de São Paulo atuam para proteger os banhistas. A equipe do Portal Aeroflap parabeniza os militares da BPMOA pela operação bem sucedida! 

https://youtu.be/-bi5Iom_T3E

DEIXE UMA RESPOSTA