Advertisement

Helicóptero militar H145M derruba tendas e fere oito pessoas na Tailândia

Sobrevoo de helicóptero H145M da Marinha Real da Tailândia derrubou tendas, deixando cinco crianças e três adultos feridos. Imagens via Bangkok Post.

O sobrevoo de um helicóptero Airbus H145M da Marinha Real da Tailândia deixou pelo menos oito pessoas feridas, incluindo cinco crianças, no último sábado (14). A aeronave militar pairou por cima de quatro grandes tendas, derrubando as estruturas com a força gerada pelos rotores. 

O incidente ocorreu ocorreu durante as comemorações do Dia Nacional das Crianças no município de Tha Chang, no sul do país. Imagens obtidas pelo Bangkok Post mostram o momento em que o helicóptero se aproxima de um campo de futebol, onde se concentra um grande número de pessoas que se agita com a chegada da aeronave. 

Militares a bordo do H145M passam a despejar pequenos pacotes sobre as pessoas, enquanto o helicóptero se aproxima das estruturas atrás do campo. Ao pairar sobre elas, a corrente de vento gerada pelos rotores derruba as tendas. 

A queda das estruturas deixou oito feridos, a maioria crianças que participavam da atividade no local, cuja presença do helicóptero já era prevista. Uma mulher de 58 anos foi levada ao hospital em estado grave com um corte na cabeça e o pescoço quebrado. As demais vítimas foram liberadas no mesmo dia. 

Após o incidente, a Marinha emitiu uma nota se desculpando pelo ocorrido e oferecendo ajuda financeira e assistência médica aos feridos. 

Sobre a aeronave 

O Airbus Helicopters H145M é uma plataforma multimissão, voltada para usuários militares e de forças de segurança. Possui um par de motores turboeixo Turbomeca Arriel 2E, equipados com controle de motor digital de autoridade total (FADEC). 

Helicópteros Airbus H145M da Marinha Tailandesa, ainda antes da entrega. Foto: Airbus Helicopters.
Helicópteros Airbus H145M da Marinha Tailandesa, ainda antes da entrega. Foto: Airbus Helicopters.

Segundo a fabricante, o H145M é capaz de realizar missões diurnas e noturnas em condições climáticas adversas e terrenos difíceis. O rotor de cauda fenestron (diferente do rotor de cauda convencional encontrado no H145 original) torna o H145M o mais silencioso de sua categoria.

Pode transportar dois tripulantes e 10 passageiros e ainda pode receber armamentos na forma de metralhadoras, foguetes e mísseis antitanque. A família de helicópteros H145 está em operação em 15 países. A Tailândia se tornou cliente do modelo em 2014, quando assinou a compra de cinco aeronaves, entregues em 2016. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: H145M, Incidente, Tailândia, usaexport