L-39NG Hungria Aero República Tcheca
L-39NG. Foto: Aero Vodochody

O Governo Húngaro anunciou na última quarta-feira (20) a compra de 12 aeronaves Aero Vodochody L-39NG para missões de instrução e ISR (Inteligência, Vigilância e Reconhecimento). As entregas devem começar em 2024. 

Segundo o Diretor Nacional de Armamento da Hungria, Dr. Gáspár Maróth, oito L-39NG serão empregados no treinamento dos pilotos enquanto os outros quatro serão usados em missões de reconhecimento em um programa de Pesquisa e Desenvolvimento, onde serão equipados com sensores infravermelho e eletro-ópticos. 

L-39NG Hungria Aero República Tcheca
Foto: Aero Vodochody.

Contando o contrato com a Hungria – cujo valor não foi revelado -, a Aero Vodochody diz que agora tem 30 L-39NG encomendados e acredita que esse total pode aumentar em cerca de uma dúzia de aeronaves nos próximos anos, com base nas negociações atuais.

“Dado que vários fornecedores tchecos estão envolvidos no desenvolvimento e produção desta plataforma moderna, acreditamos que a conclusão deste acordo será um marco significativo para toda a indústria de aviação tcheca e esperamos entregar o L-39NG para nosso cliente húngaro”, diz Viktor Sotona, executivo-chefe da empresa.

L-39NG
Foto: Aero Vodochody.

O L-39NG foi apresentado pela Aero em outubro de 2018, com voos de teste concluídos no início de 2020. O jato apresenta um motor Williams International FJ44-4M mais potente, glass cockpit, e fuselagem mais leve. 

A aeronave também conta com cinco pontos duros para o emprego de armamentos como bombas, foguetes, mísseis ar-ar ou ar-solo e gunpods. O L-39NG tem uma velocidade máxima de 777 km/h, carga útil de 1.200 kg, autonomia de 4 horas e 30 minutos, alcance de 2,590 km e teto de serviço de 11.582 metros.