Advertisement

Hungria encomenda mais caças Saab Gripen da Suécia

Gripen amraam sidewinder Hungria OTAN

A Saab assinou hoje (23) um contrato com a Administração Sueca de Materiais de Defesa (FMV) da Suécia com encomenda de quatro caças JAS-39 Gripen para a Força Aérea da Hungria. 

Em nota, a fabricante sueca diz que a mais recente encomenda é uma “alteração ao contrato entre a FMV e o governo húngaro assinado em dezembro de 2001 relativo à 14 caças Gripen C/D.” Com o acordo assinado nesta sexta-feira, a frota de caças Gripen da Hungria será elevada a 18 aeronaves. 

A compra adicional de caças Gripen foi anunciada enquanto o  primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, está em Budapeste para se reunir com seu colega húngaro, Viktor Orbán. Os dois estão discutindo os acertos finais para o ingresso da Suécia à OTAN, que agora depende da ratificação final da Hungria. 

Falando à imprensa, Orbán disse que o acordo dos caças Gripen ajudou a reconstruir a “confiança” entre os dois lados e indicou que o parlamento da Hungria poderia ratificar a adesão à OTAN já na segunda-feira. “Ser membros da NATO significa que estamos preparados para morrer uns pelos outros. É baseado no respeito mútuo. Foi sensato levar esse processo a um ritmo adequado”, afirmou. 

Caças SAAB JAS-39 Gripen da Hungria.

“Com o caça Gripen, a Hungria tem uma das forças aéreas mais capazes da Europa. Esperamos continuar a nossa estreita colaboração com o governo húngaro e a indústria de defesa”, afirma Micael Johansson, Presidente e CEO da Saab. A Saab tem atualmente um contrato com a FMV relacionado ao apoio às aeronaves Gripen da Hungria, e está pronta para fornecer atualizações e suporte adicionais aos caças húngaros após 2035.

A Saab e o Ministério da Defesa húngaro também assinaram um Memorando de Entendimento relativo ao desenvolvimento de áreas industriais de alta tecnologia e capacidades de aeronaves de combate. A cooperação inclui apoio ao estabelecimento de um Centro de Excelência para tecnologias de Realidade Virtual na Hungria.

O Esquadrão Puma opera 14 caças JAS-39C/D a partir da Base Aérea de Kecskemét, na região centro-sul do país, inicialmente adquiridos por meio de arrendamento (aluguel). Além de defenderem o espaço aéreo húngaro, os Gripen multimissão também são usados na proteção do espaço aéreo nacional esloveno durante as missões da OTAN de policiamento aéreo do Báltico.

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias

Tags: Gripen, Hungria, SAAB, Suécia