Depois de ser adquirido pelas forças aéreas do Brasil e da Suécia, o caça de 4.5 geração Saab Gripen E poderá ter um novo cliente: a Hungria. O país da Europa Central está negociando a compra de um lote da nova geração dos caças Gripen.
Em entrevista coletiva, a vice-presidente e vice-chefe de Aeronáutica da Saab, Åsa Thegström, confirmou as conversas entre os governos de Budapeste e Estocolmo. “Estamos tendo discussões interessantes com a Hungria sobre o Gripen E”, disse a executiva. A afirmação de Thegström foi complementada pela de Richard Smith: segundo o chefe de marketing e vendas do Gripen, a Força Aérea Húngara ainda considera a compra de dois esquadrões, cerca de 24 aeronaves. Ele afirmou também que o cronograma para tal aquisição não é ainda conhecido. As informações são do portal Janes.
![Gripen E saab meteor iris-t mísseis](https://www.aeroflap.com.br/packages/uploads/2022/03/Gripen-E.jpg)
A Hungria já opera 14 caças JAS-39C/D Gripen Legacy desde 2001, em formato leasing, e adicionou mais quatro aviões ao contrato em fevereiro deste ano, elevando a frota alugada para 18 aviões.
Os jatos são operados pelo Esquadrão Puma, a partir da Base Aérea de Kecskemét, na região centro-sul do país. Além de defenderem o espaço aéreo húngaro, os Gripen multimissão também são usados na proteção do espaço aéreo nacional esloveno durante as missões da OTAN de policiamento aéreo do Báltico.
![Gripen amraam sidewinder Hungria OTAN](https://www.aeroflap.com.br/packages/uploads/2022/01/czech-and-hungarian-saab-gripens-participate-in-magday-exercise.jpg)
O Gripen E é o sucessor natural dos JAS-39C/D usados pela Hungria, Suécia, África do Sul, Tchéquia e Tailândia. No entanto, apenas a Força Aérea Brasileira e a Força Aérea Sueca adquiriram o caça, assinando para 36 e 60 aeronaves respectivamente.
O modelo já está em serviço no Brasil com o Esquadrão Jaguar da Base Aérea de Anápolis, designado localmente como F-39E/F. Recentemente o Gripen brasileiro concluiu uma campanha de testes em climas quentes e úmidos no norte do país.
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