Advertisement

Hungria poderá ser a próxima cliente do Gripen E

Hungria e Saab negociam caças Gripen E. Foto: Divulgação.

Depois de ser adquirido pelas forças aéreas do Brasil e da Suécia, o caça de 4.5 geração Saab Gripen E poderá ter um novo cliente: a Hungria. O país da Europa Central está negociando a compra de um lote da nova geração dos caças Gripen. 

Em entrevista coletiva, a vice-presidente e vice-chefe de Aeronáutica da Saab, Åsa Thegström, confirmou as conversas entre os governos de Budapeste e Estocolmo. “Estamos tendo discussões interessantes com a Hungria sobre o Gripen E”, disse a executiva. A afirmação de Thegström foi complementada pela de Richard Smith: segundo o chefe de marketing e vendas do Gripen, a Força Aérea Húngara ainda considera a compra de dois esquadrões, cerca de 24 aeronaves. Ele afirmou também que o cronograma para tal aquisição não é ainda conhecido. As informações são do portal Janes

Gripen E saab meteor iris-t mísseis
Gripen E sueco voando com quatro mísseis Meteor e dois mísseis IRIS-T. Foto: Saab

A Hungria já opera 14 caças JAS-39C/D Gripen Legacy desde 2001, em formato leasing, e adicionou mais quatro aviões ao contrato em fevereiro deste ano, elevando a frota alugada para 18 aviões.

Os jatos são operados pelo Esquadrão Puma, a partir da Base Aérea de Kecskemét, na região centro-sul do país. Além de defenderem o espaço aéreo húngaro, os Gripen multimissão também são usados na proteção do espaço aéreo nacional esloveno durante as missões da OTAN de policiamento aéreo do Báltico.

Gripen amraam sidewinder Hungria OTAN
Um par de caças JAS-39C da Hungria armados com mísseis AIM-9 Sidewinder e AIM-120 AMRAAM. Foto: OTAN – Comando Aéreo Aliado.

O Gripen E é o sucessor natural dos JAS-39C/D usados pela Hungria, Suécia, África do Sul, Tchéquia e Tailândia. No entanto, apenas a Força Aérea Brasileira e a Força Aérea Sueca adquiriram o caça, assinando para 36 e 60 aeronaves respectivamente.

O modelo já está em serviço no Brasil com o Esquadrão Jaguar da Base Aérea de Anápolis, designado localmente como F-39E/F. Recentemente o Gripen brasileiro concluiu uma campanha de testes em climas quentes e úmidos no norte do país.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Gripen, Hungria, SAAB, Suécia