IACIT realiza treinamento para órgãos ligados ao DECEA

DECEA

Os diversos órgãos que atuam como importante braço do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) passam por constantes atualizações e aprimoramentos de equipamentos e tecnologias, e isso envolve também o permanente desenvolvimento e capacitação de seus colaboradores.

Um dos sistemas utilizados pela Força Aérea Brasileira (FAB) no sistema de controle do espaço aéreo no país é o DME 0200, sistema de auxílio à navegação aérea desenvolvido pela IACIT, compatível com a navegação DME-DME, contempla geração de frequência por sintetizadores digitais, estágios de potência de RF em estado sólido, microprocessadores para controle local/remoto, processamento e monitoração principal do sistema com circuitos de Hardware Complexo (FPGA).

Recentemente, sargentos e suboficiais da especialidade de eletrônica dos CINDACTAs II, III e IV e DTCEAs (Destacamento de Controle do Espaço Aéreo) subordinados estiveram presentes na sede da IACIT, em São José dos Campos (SP), para um treinamento específico do equipamento DME 0200. O objetivo foi capacitar os técnicos de auxílio à navegação do SISCEAB (Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro) a realizar intervenções de manutenção.

Imagem – DECEA/Reprodução

O treinamento realizado pela IACIT foi desenvolvido para apresentar as características técnicas e operacionais do equipamento DME 0200, detalhando teoricamente a inter-relação entre as subunidades que compõem o sistema. Também foram desenvolvidas aulas práticas de operação e manutenção, onde foram abordados assuntos como configuração do sistema e manutenção preventiva e corretiva. A capacitação é uma ferramenta importante para a garantia da máxima operacionalidade dos equipamentos já instalados e contribui para ampliar o alto desempenho da navegação em todo espaço aéreo brasileiro.

Ministrado pelos técnicos da IACIT, Reginaldo Oliveira e Marco Asp Rodrigues, o curso faz parte do contrato de fornecimento e instalação do equipamento DME 0200, fechado entre a empresa e a FAB, e que está instalado em 33 localidades no Brasil, dentre elas João Pessoa (PB), Diamantina (MG), Taquari (RS) e Igarassu (PE).

Fonte: IACIT

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: DECEA, IACIT

Sair da versão mobile