Advertisement

IATA e ICAO ampliam cooperação na implementação de padrões globais para remessas aéreas de mercadorias perigosas

IATA e ICAO ampliam cooperação na implementação de padrões globais para remessas aéreas de mercadorias perigosas. Imagem: IATA

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) e a Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO) ampliaram a sua cooperação de longa data no estabelecimento e implementação de normas globais para o transporte aéreo seguro de mercadorias perigosas. O acordo foi realizado nos Escritórios Executivos da IATA em Genebra, durante uma visita do Secretário Geral da ICAO, Juan Carlos Salazar.

A IATA

A IATA começou a emitir orientações para o transporte de mercadorias perigosas em aeronaves em 1956 e tem atualizado e elaborado padrões desde então. Nesse sentido, uma abordagem mais formal foi adotada, a nível regulamentar, com o Anexo 18 da ICAO em Janeiro de 1984. 

Com base nas Instruções Técnicas acordadas a nível governamental através da ICAO, a IATA trabalha com a indústria da aviação para desenvolver as ferramentas práticas e recomendações operacionais aplicáveis. Assim, são emitidos Regulamentos de Mercadorias Perigosas, que são padrões globais aplicáveis a toda a cadeia (fabricantes, expedidores, companhias aéreas, transitários e prestadores de serviços de assistência em escala). Estes regulamentos incluem variações do operador, documentos de apoio, ferramentas, orientações e notas que são essenciais para uma abordagem prática dentro do transporte seguro de mercadorias perigosas em aeronaves.

Perspectiva da liderança

“O transporte seguro de mercadorias perigosas tornou-se uma prática comum, graças à estrita adesão às normas e diretrizes globais. O acordo de hoje garante que as mercadorias perigosas continuarão a ser manuseadas de acordo com as mais elevadas normas aplicáveis a nível mundial. Para este efeito, a IATA continuará o seu trabalho de defesa junto das principais partes interessadas para manter uma abordagem globalmente alinhada e focada na prática ao transporte regulamentado de mercadorias perigosas. Isto conduzirá a cadeias de abastecimento mais eficientes e robustas, ao mesmo tempo que manterá a prioridade número um da aviação, a segurança.”, disse Willie Walsh, Diretor Geral da IATA.

Aumento da demanda global

Recentemente, a Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA) divulgou os resultados dos mercados globais de transporte aéreo de carga de novembro de 2023, indicando o maior crescimento anual em cerca de dois anos.

Assim, a demanda global por carga aérea aumentou 8,3% em relação a novembro de 2022. Confira os fatores que levaram a isto.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.