A LATAM Brasil finda hoje (15/11), uma história de 15 anos de operações com passageiros utilizando o Boeing 767-300ER. A companhia anunciou recentemente a retirada das duas aeronaves restantes (PT-MOD e PT-MSO) que serão convertidas para o transporte de cargas.
Com isso, a LATAM passa a concentrar as operações com os Boeing 787 Dreamliner e o 777-300ER, aeronaves mais modernas e com custos operacionais mais atrativos para a realidade do mercado brasileiro.
Para os entusiastas e spotters de plantão, a última operação está acontecendo neste momento no voo LA3560, entre os aeroportos de Guarulhos (GRU) e Manaus (MAO), a aeronave pousou por voltada das 13:10.
A princípio, o voo de retorno para Guarulhos será o LA3561, com a decolagem prevista para acontecer por volta das 13h40, pousando em São Paulo por volta das 18h40, entretanto, é preciso salientar que a operação pode sofrer alterações sem aviso prévio.
Com a vinda do primeiro 767 ainda em junho de 2008 ainda na era da TAM, o Boeing 767-300 serviu para interligar não só rotas internacionais, mas também domésticas por sua versatilidade no transporte de passageiros e cargas. O modelo foi o principal substituto do Airbus A330-200, aposentado da LATAM Brasil em 2016.
Quase todos os 767-300ER que fizeram parte da LATAM Brasil vieram da Lan Chile, com boa parte das aeronaves fabricadas entre os anos 2012 e 2013. Atualmente, o Boeing 767-300 ainda é fabricado, mas como cargueiro.
Se por um lado a LATAM Brasil está deixando de operar o modelo, o 767-300ER com passageiros ainda opera em outras filiais do Grupo LATAM, em especial, nos voos internacionais entre Lima e os Estados Unidos.
O Boeing 767 também se despede com o transporte de passageiros por operadores brasileiros, o avião marcou presença na Varig, TransBrasil, Oceanair, BRA e FAB.
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