Clique Aqui e receba as principais Notícias da Aviação em tempo real diretamente no seu Whatsapp ou Telegram.

Ilyushin IL-96-300

A Ilyushin realizou no dia 09 de abril, na última semana, o voo inaugural da última aeronave IL-96-300 produzida pela empresa.

A aeronave quadrimotora advém do mesmo avião lançado na época da União Soviética. Por confiabilidade, e também pela extensa presença de sistemas unicamente russos, a aeronave foi encomendada pelo governo russo como uma plataforma de operações especiais.

“Esta aeronave está passando por uma série de testes de fábrica para posterior transferência para o cliente”, afirma a UAC, estatal responsável pela marca Ilyushin, acrescentando que a aeronave é equipada com os motores modernizados Aviadvigatel PS-90A, e operará com a matrícula RA-96024.

Este último Il-96 está equipado com sistemas de voo e navegação modernizados, e também possui um revestimento de pintura que fornece “proteção adicional” à fuselagem da aeronave.

Alguns dados apontam que esse avião substituirá o atual Avião Presidencial da Rússia, utilizando uma roupagem modernizada e capaz de operar voos pelos próximos 30 anos.

No entanto, a Ilyushin continuará aproveitando essa plataforma com a construção do IL-96-400, por mais que a demanda esteja reduzida, o governo russo tem interesse no avião. E recentemente a UAC também lançou em conjunto com a COMAC o CR929, novo widebody sino-russo que estará disponível até 2027.