Depois de um F-16 “especial” receber uma pintura desértica, outro caça do mesmo modelo foi pintado de maneira ainda mais extravagante nos EUA. A aeronave de combate da Guarda Aérea Nacional do Iowa (IA ANG) recebeu cores douradas para celebrar a história da organização.
A pintura tem um propósito especial: homenagear o aniversário da ANG de Iowa e um F-16 que recebeu a mesma pintura em 1996. Segundo a Guarda Aérea, naquela época, pintar um avião que não fosse cinza era algo raríssimo.
Mas para celebrar os seus 50 anos, um F-16C, matrícula 85-1565 da 185ª Ala de Caça, recebeu a pintura preta e dourada, com várias inscrições e desenhos. Até a cor negra do radome (peça do nariz que cobre a antena do radar) era mais brilhante. Essa aeronave, no entanto, já saiu de operação e hoje é um drone-alvo.
Veteranos da Ala afirmam que, há 25 anos atrás, ninguém pintava um avião inteiro além dos Thunderbirds, a equipe de demonstração da Força Aérea, que também usa o F-16.
Dessa forma, um oficial teve que enfrentar a cadeia de comando para pintar o caça. Esse oficial era o comandante da 185ª Ala, o Coronel Dennis Swanstrom, que voava na unidade desde 1966 e se tornou o comandante em 1987.
Quando chegou na ANG na década de 1960, a 185ª Ala (então 185 Grupo de Caça Tático) voava o F-100 Super Sabre, primeiro caça supersônico dos EUA. Ao retornarem da Guerra do Vietnã, os militares adotaram o apelido Bat (morcego) pois realizavam missões noturnas na guerra.
A 185ª Ala adotou o F-16 em 1991. Swanstrom era formado em Marketing, o que o tornava um “promoter consumado” e foi útil para deixar uma marca especial no novo jato da unidade. Foi quando ele teve a ideia de celebrar os 50 anos da unidade com a pintura mais que especial, especialmente para os padrões da década de 1990.
De acordo com os membros da unidade na época, a ideia do Coronel Swanstrom de pintar a aeronave dourada original foi inicialmente negada pelos comandantes, citando “coisas irritantes” como prontidão para o combate.
Swanstrom ignorou e seguiu em frente com a ideia, decidindo que o jato poderia ser rapidamente restaurado para o cinza tático, se necessário.
Na pequena lista de por que pintar o jato de ouro era uma boa ideia, Swanstrom racionalizou que o jato seria uma excelente maneira de promover a unidade. De acordo com seus contemporâneos, foi ainda mais justificado porque seria ótimo para o moral da unidade.
E assim a aeronave foi pintada. O esquema se tornou um dos mais extravagantes já aplicados em um jato militar. Como um toque especial, a aeronave também tinha as marcas do 50º aniversário e as palavras “Pride of Siouxland” escritas na fuselagem, bem como o morcego negro ocupando boa parte da cauda.
Quando o jato dourado fez sua estreia, foi a maior repercussão na comunidade de caças desde a morte do Tenente Nick “Goose” Bradshaw, brincou o Sargento Vicente de Groot, referenciando o blockbuster Top Gun: Ases Indomáveis, lançado 10 anos antes.
Vinte e seis anos depois do F-16C original e um ano após a morte de Swanstrom, a Guarda Aérea de Iowa volta ao passado.
Dessa vez, a 185ª Ala (que deixou de ser uma unidade de caça para operar os aviões-tanque KC-135) usou um antigo F-16A que estava exposto em frente ao seu prédio em Sioux City.
Mesmo que não voe, o F-16 dourado está novamente cumprindo seu propósito em 2022: contar a história da unidade e aumentar o moral de seus membros.
O jato dourado representa uma ideia que vai além de apenas um comandante ou uma ala aérea. A influência e legado do Coronel Dennis Swanstrom também permanece, com seu nome pintado no lado esquerdo do canopy.
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