Imagens de satélite mostram ao menos dois caças F-16 Fighting Falcon no Aeroporto Internacional de Ganja, no Azerbaijão. O caso se torna mais curioso pois muito se acredita que os caças sejam da Turquia.

Um ponto em relação aos F-16 estarem no Azerbaijão e por sua vez apoiando este país no atual conflito contra a Armênia, foi o abate de um SU-25 armênio, no dia 29 de setembro. O governo da Armênia alega o abate de seu caça SU-25 por um F-16 turco. Contudo a Turquia nega essa alegação.

Outro forte indicio que os F-16 sejam turcos, é a realizam de um exercício militar entre a Turquia e o Azerbaijão que aconteceu no aeroporto de Ganja, em julho deste ano. 

Além dos caças F-16, é possível ver uma aeronave de transporte que acredita-se ser um CN-235, que também poderia ser turco.

Entretanto, mesmo com tais indícios pelo menos por enquanto, não é possível provar que de fato que um caça turco abateu o SU-25 da Armênia.

O Aeroporto Internacional de Ganja fica apenas a 80 quilômetros ao norte de Nagorno-Karabakh, região onde estão acontecendo os conflitos por motivos territoriais entre o Azerbaijão e a Armênia.

Nos ataques do conflito armado entre os dois país o emprego de drones é um dos destaques, pois os mesmos são usados para destruir tanques do exército armênio.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA