Índia se aproxima do contrato aeronaves C295, acredita a Airbus

O processo de longa duração da Índia para substituir sua frota de transportes utilitários HS 748, construída pela Hindustan Aeronautics – ou “Avro” – pode estar chegando ao fim, com a Airbus Defense & Space confiante em concluir um pedido do seu C295.

“Esperamos progredir em breve com a Índia”, diz Ioannis Papachristofilou, chefe de marketing da empresa, que observa que a Airbus também tem “muitas campanhas abertas” para o tipo turboélice dupla.

O Conselho de Aquisição de Defesa de Nova Délhi aprovou um pedido de 56 aeronaves proposto para a força aérea indiana em maio de 2015. As 16 primeiras aeronaves do programa serão submetidas à montagem final pela Airbus em Sevilha, Espanha, com o restante a ser construído pelo país parceiro Tata Advanced Systems.

“O contrato da Avro é extremamente importante para a Índia e para nós também”, disse o executivo-chefe da Airbus Defense & Space, Dirk Hoke, no site da empresa em Manching, na Alemanha, no início de novembro. “É um projeto real de ‘Make in India'” “, acrescenta, observando:” não haverá diferença entre as aeronaves fabricadas na Europa e na Índia “.

Hoke acredita que o requisito da força aérea indiana para o C295 poderia eventualmente chegar a “pelo menos 150 e além”, além da perspectiva de exportação da Índia.

CASA C295- Foto: Airbus

O chefe de aeronaves militares da Airbus Defense & Space, Alberto Gutierrez, que recentemente visitou a Índia, diz que “todos os processos administrativos estão sendo cumpridos – não há nada que nos faça pensar que o contrato não vai acontecer”.

Os dados das frotas Cirium mostram que a força aérea indiana possui uma frota ativa atual de 60 HS 748 com motor Rolls-Royce Dart, com idades entre 35 e 58 anos.

Gutierrez também acredita que a Índia representa uma oportunidade de vendas futura para o A400M, devido ao tamanho, altitude do país e necessidade de realizar operações de ajuda humanitária. O inventário atual da Índia de aeronaves de grande porte inclui Boeing C-17, Ilyushin Il-76 e Lockheed Martin C-130J, complementados por Antonov An-32.

Enquanto isso, a Airbus planeja, no início de dezembro, entregar seu primeiro dos 16 CC295 designados localmente à Força Aérea Real Canadense, em apoio ao programa de busca e salvamento de asa fixa do serviço. Um exemplo principal será levado para o Canadá no início de 2020.

A certificação civil é esperada em breve para o conjunto de aviônicos Collins Aerospace Pro Line Fusion da variante canadense , que para Ottawa substitui o equipamento Thales usado nos C295s anteriores.

A Airbus diz que o total de pedidos para o C295 atualmente é de 209 aeronaves, com exemplos em serviço empregados por 31 operadores em 28 países.

 

Fonte: Flight Global
Sair da versão mobile