Índia testa bomba anti-aeródromo no jato Hawk-i

A estatal Hindustan Aeronautics Limited (HAL) anunciou o teste da bomba anti-aeródromo Smart Anti-Airfield Weapon (SAAW) a partir do jato de treinamento Hawk-i. O teste foi realizado com sucesso na costa indiana, perto do estado de Odisha. 

Segundo a HAL, esse foi o primeiro teste de um armamento indiano a partir de um jato fabricado na própria Índia. A SAAW está sendo projetada e desenvolvida pela Organização de Pesquisa e Desenvolvimento em Defesa (DRDO).

Trata-se de uma bomba planadora de longo alcance (100km) que visa ser empregada contra pistas, taxiways, hangares e demais estruturas de bases aéreas. Os trabalhos do projeto iniciaram-se em 2013.

Já o Hawk-i é uma versão modernizada do jato britânico de treinamento Hawk Mk.132. A principal diferença está no computador de missão, produzido localmente. Ao substituir o computador de origem britânica, a Índia tem maior flexibilidade para testar e integrar armamentos nacionais. 

Além do computador, foram adicionadas as capacidades de comunicação segura, treinamento virtual integrado, datalink e sistema de geração de mapas digitais. 

O presidente da HAL, R Madhavan, diz que o Hawk-i está sendo “amplamente usado” para certificar armas desenvolvidas pelo DRDO. De acordo com a companhia, o projeto Hawk-i é financiado internamente e oferece ao governo indiano a possibilidade de manter a aeronave como jato de treinamento avançado por bastante tempo, além do emprego do mesmo como aeronave de combate em um possível conflito.


Via Flightglobal, Live Fist Defence

 

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: HAL, Índia, usaexport

Sair da versão mobile