Advertisement

Indonésia adquire 42 caças Dassault Rafale

Dassault Rafale França Indonésia

A Indonésia e a França assinaram nesta quinta-feira (10) o contrato para aquisição de 42 caças multimissão Dassault Rafale. A assinatura vem logo após boatos de que o país teria adquirido seis Rafales, antecipando um pedido ainda maior. 

O contrato foi assinado em cerimônia realizada em Jacarta entre o CEO da Dassault, Eric Trappier, e o vice-marechal do ar Yusuf Jauhari, na presença da ministra da defesa francesa Florence Parly e sua contraparte da Indonésia Prabowo Subianto.

Partes assinaram compra de 42 Rafales em Jakarta. Foto: Dassault.

Sem informar o valor do contrato nem o prazo de entrega dos caças, a fabricante afirma que a venda do Rafale para a Tentara Nasional Indonesia Angkatan Udara (Força Aérea do Exército Nacional da Indonésia) inclui o treinamento de tripulações, suporte logístico para várias bases aéreas da Indonésia e um centro de treinamento com dois simuladores de missão completa. 

A compra também inclui a participação da indústria de defesa da Indonésia em todas as outras grandes áreas de cooperação relacionadas ao portfólio de tecnologias dominadas pela Dassault Aviation e seus parceiros industriais, Safran Aircraft Engines e Thales. 

“É uma grande honra para a Dassault Aviation ver o Rafale se juntar à prestigiosa força aérea Tentara Nasional Indonesia Angkatan Udara, e gostaria de agradecer às autoridades indonésias pela confiança que depositaram em nós”, disse Trappier. 

Imagem: Fischer/Dassault.

“Este contrato marca o início de uma parceria de longo prazo que fará com que a Dassault Aviation aumente rapidamente sua presença no país. Também demonstra o forte vínculo entre a Indonésia e a França e reforça a posição do maior arquipélago do mundo como uma potência-chave no cenário internacional. Estou confiante de que o Rafale atenderá às necessidades operacionais da Força Aérea da Indonésia, contribuindo ativamente para a defesa e soberania da República da Indonésia”

Com esta encomenda, que é uma das maiores para o modelo, a Indonésia se torna o primeiro país do sudeste asiático a adquirir o jato francês e o sétimo de exportação. A compra também encerra um processo de aquisição de novos caças que se iniciou por volta de 2018 com o desejo inicial de adquirir o Sukhoi Su-35 Flanker-E.

Dassault Rafale Catar
Caças Dassault Rafale da Força Aérea Catariana. Foto: Dassault.

No entanto, a compra dos caças russos esbarrou na ameaça de sanções econômicas por parte dos Estados Unidos. Em 2020, a mídia francesa revelou que Paris e Jacarta estavam negociando 48 caças Rafale, ao mesmo tempo em que o país asiático também olhava o Boeing F-15EX Eagle II. 

No final de 2021, o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea da Indonésia, Marechal Fadjar Prasetyo, afirmou que o país abandonou de vez a ideia de adquirir o Su-35, restando apenas o Rafale e F-15EX como opções. Prasetyo também sugeriu a possibilidade da compra dupla de 36 Rafales e oito F-15EX. 

A Indonésia se tornou o sétimo cliente de exportação do Rafale, que já foi comprado pela Croácia, Egito, Catar, Grécia, Índia e Emirados Árabes Unidos. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias

Tags: Dassault Rafale, França, Indonésia, Rafale, usaexport