• Instagram
  • Feed
  • Telegram
  • Youtube

Indonésia recebeu seu primeiro C-130 Super Hercules

Lockheed Martin entregou o primeiro C-130J-30 para a Força Aérea da Indonésia. País já opera 23 C-130 de outras variantes. Foto: Lockheed/Divulgação.
Lockheed Martin entregou o primeiro C-130J-30 para a Força Aérea da Indonésia. País já opera 23 C-130 de outras variantes. Foto: Lockheed/Divulgação.

A Força Aérea da Indonésia (TNI AU) recebeu na última terça-feira (21) o primeiro de cinco cargueiros C-130J Super Hercules. A aeronave da versão C-130J-30, com fuselagem estendida, foi entregue pela Lockheed Martin em cerimônia nas suas instalações e Marietta, nos Estados Unidos.

“As tripulações da Força Aérea da Indonésia há muito confiam no C-130 para apoiar as missões mais desafiadoras que a Indonésia e outras nações do Pacífico enfrentam”, disse Rod McLean, vice-presidente e gerente geral de programas de Mobilidade Aérea e Missões Marítimas da Lockheed. “Esta nova era de operações do Super Hercules ajuda a Indonésia a alcançar o sucesso da missão com uma frota de transporte aéreo altamente personalizada.”

Comitiva da TNI AU recebeu o primeiro de cinco C-130J Super Hércules adquiridos pela Indonésia em 2021. Foto: TNI AU.

Comitiva da TNI AU recebeu o primeiro de cinco C-130J Super Hercules adquiridos pela Indonésia em 2021. Foto: TNI AU.

Os novos aviões foram adquiridos em setembro de 2021 por meio de um contrato de Venda Comercial Direta. A compra dos Super Hercules vai reforçar a frota de C-130 da TNI AU, que já opera o lendário turboélice desde a década de 1960. 

“Ao obter uma aeronave com motores, tecnologia e sistemas aviônicos modernos, dá-se um grande passo para a Força Aérea da Indonésia adaptar a doutrina de operações de transporte aéreo”, disse o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, Marechal do Ar Fadjar Prasetyo, na época da aquisição. 

Atualmente são 23 aviões em serviço no país, sendo um KC-130B (avião-tanque), cinco C-130B, seis C-130H-30, também de fuselagem estendida e 11 C-130H, divididos em três bases aéreas.

Lockheed C-130H da Força Aérea da Indonésia (TNI AU). Foto: Bidgee (CC BY-SA 3.0 AU).

Lockheed C-130H da Força Aérea da Indonésia (TNI AU). Foto: Bidgee (CC BY-SA 3.0 AU).

Segundo a Lockheed, os C-130J-30 oferecem maior capacidade de carga, velocidade, alcance, potência, desempenho e custos operacionais mais baixos em relação aos C-130 mais antigos, atendendo à ampla gama de requisitos de missão da Indonésia pelas próximas décadas. Os Super Hercules também expandem a capacidade da TNI AU de fazer parceria em missões e oportunidades de treinamento com aliados e forças regionais que também operam o modelo.

Com mais de 520 unidades operando em 22 nações com 26 serviços diferentes, o C-130J Super Hércules representa a principal escolha mundial em transporte aéreo tático, com 18 variantes prontas para atender os mais variados requisitos de missão. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 


Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.