Advertisement

Grécia quer comprar os C-130 Super Hercules aposentados do Reino Unido

Lockheed Martin C-130J Super Hercules RAF Reino Unido Inglaterra

Parte dos C-130J Super Hercules que o Reino Unido deseja aposentar já tem um possível comprador: a Grécia. A Força Aérea Helênica (HAF) tem interesse nos turboélices britânicos para substituir seus próprios C-130 usados e já conversa com o governo britânico sobre uma possível aquisição. 

Segundo Janes, o Ministério da Defesa Grego (MND) relatou em novembro que esteve uma teleconferência com a companhia britânica Marshall Aerospace and Defence Group, responsável pelos cuidados e entrega dos C-130J após darem baixa na RAF. 

C-130J-30 Hércules da RAF. Foto: RAF

“O objetivo da teleconferência era manter uma discussão atualizada sobre a próxima venda da aeronave C-130J do Reino Unido, para a qual a empresa Marshall foi apontada como parceira externa”, disse o MND.

A conferência contou com a presença do adido de defesa do Reino Unido, capitão Alexander Bush, bem como de representantes da Autoridade de Vendas de Equipamentos de Defesa do Reino Unido (DESA), do Ministério da Defesa Britânico (MoD), do governo do Reino Unido e da Marshall Aerospace and Defence Group.

Em outubro o MoD anunciou que estaria ‘se livrando’ da frota de C-130J da RAF, composta por 13 Hercules C.4 (C-130J-30 comprido) e um Hercules C.5 (C-130J curto). As aeronaves estarão disponíveis para venda a partir de 2023; a baixa dos cargueiros da norte-americana Lockheed Martin será compensada pelos Airbus A400M. 

Aproveitando a decisão de Londres, a HAF já tomou iniciativa para comprar os aviões, cuja aposentadoria é considerada precoce. Atenas teria interesse em seis aviões, cinco C-130J-30 e o único C-130J ‘curto’. Os gregos vem tentando substituir seus C-130B/H há cerca de 10 anos. Dois dos Hercules são empregados em missões de combate a incêndios florestais com uso do kit MAFFS, já certificado para os modelos britânicos. 

C-130H da Força Aérea Helênica (Grécia).
C-130H da Força Aérea Helênica. Foto: Jerry Gunner.

Apesar do interesse de outros países pelos C-130 da RAF, a proximidade entre Grécia e Reino Unido pode facilitar o negócio entre os dois países, sem contar que são nações membro da OTAN. A expectativa é de que um contrato para compra dos aviões seja assinado ainda em 2023. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: C-130J, Grécia, Reino Unido, usaexport