Advertisement

Infraero: movimento nos aeroportos deve aumentar 45% durante as festas de fim de ano

ANAC DECEA Aeroportos São Paulo Aviação Civil Máscaras Feriado serviços aéreos Companhias aéreas Congonhas ABEAR AENA aeroportos Report Aviação no Brasil Estudo Greve Pilotos Comissáris SNA Aena

Fim de ano é sinônimo de férias e viagens e isso se traduz em um aumento significativo no movimento nos aeroportos. O mundo ainda se recupera da crise da COVID-19, mas em 2022 essa subida na movimentação não seria diferente. A Infraero estima que 2,5 milhões de passageiros devem passar por seus 19 aeroportos entre os dias 16 de dezembro de 2022 e 2 de janeiro de 2023. 

O número, segundo a empresa responsável por terminais como Congonhas (SP), Santos Dumont (RJ), Campo Grande (MS) e Passo Fundo (RS), é 45% maior em relação ao movimento do ano passado, quando 1,7 milhão de pessoas embarcaram e desembarcaram nos aeroportos administrados pela Infraero entre os dias 17 de dezembro de 2021 e 3 de janeiro de 2022.  

Projeção de movimento nos aeroportos administrados pela Infraero no final de 2022.
Infraero/Divulgação.

A projeção para as festas de fim de ano foi elaborada a partir das programações informadas pelas empresas aéreas. Estão previstos também 18,7 mil pousos e decolagens no período, 38% superior em relação aos 13,5 mil voos realizados no período do ano passado.  O maior movimento deve ocorrer entre os dias 19 e 21 de dezembro e 2 de janeiro. 

O Aeroporto de Congonhas, uma das principais portas de entrada para o estado de São Paulo, é o líder no número de voos e passageiros previstos: 8949 movimentações e 1.258.457 passageiros, representando um aumento de 45% e 52% respectivamente. No entanto, o destaque na taxa de crescimento para 2023 está com o Aeroporto do Vale do Aço/Ipatinga, em Minas Gerais, com 105% a mais de voos e 101% para passageiros.  

Os aeroportos de Sorriso (MT), Passo Fundo, Santo Ângelo (RS) e Jacarepaguá (RJ) não devem ter qualquer aumento. 

Aeroporto de Ipatinga
Foto: Divulgação

A Infraero diz trabalhar para que passageiros, empresas aéreas e demais funcionários e frequentadores tenham tranquilidade nos aeroportos. Para isso, a empresa reforçou as medidas de segurança e fluidez nas operações e no funcionamento de toda infraestrutura aeroportuária. O objetivo é manter os níveis de conforto e a segurança de passageiros, operadores aéreos e demais usuários dos aeroportos.    

O atendimento e as orientações aos viajantes também contam com os “amarelinhos” da Infraero: colaboradores de colete amarelo com a frase “Posso Ajudar/May I Help You?” estarão usando equipamentos de proteção individual e prontos para auxiliar as pessoas que chegam e partem nos terminais.  

Além disso, é recomendado que os passageiros cheguem ao aeroporto com antecedência mínima de 1h30 para voos domésticos e 3h para voos internacionais.  

Guia do Passageiro

Informações sobre viagens, direitos e responsabilidades do passageiro e da companhia aérea podem ser conferidas nas orientações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A página traz informações sobre oferta e compra de passagem, documentos para embarque, orientações em caso de atraso, cancelamento e preterição, acessibilidade, entre outras.  

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Aeroportos, Notícias

Tags: Infraero, viagens