O Irã anunciou de formalmente que está iniciada a produção do caça Kowsar, uma aeronave de caça fabricada totalmente pelo país. O caça é uma aeronave derivada do Northrop F-5 Tiger II, a semelhança entre ambas é muito grande.

A imprensa do país até chegou a noticiar que no dia 03 de outubro o alto comando das forças armadas do Irã participaram de uma cerimônia que marcava o início da produção do novo caça. O caça está denso produzindo por um empresa do ser aeronáutico do país, a Iran Aircraft Manufacturing Industries Company.

Pelo lado de fora, como já foi dito a semelhança do Kowsar com um F-5 Tiger II é bem visível, porém segundos as autoridades do Irã o diferencial está no cockpit do caça que apresenta padrões mais atuais, com conceitos digitais no painel, considerado pelos iranianos uma aviônica de quarta geração

Em agosto o Irã apresentou o Kowsar, uma aeronave de caça fabricada totalmente pelo país. Durante a cerimônia de apresentação do caça na capital Teerã, diversas autoridades puderam ver de perto o caça iraniano, incluindo o presidente do país, Hassan Rouhani.

Abaixo segue um vídeo da primeira apresentação do novo caça ao público: