O Irã apresentou o Kowsar, uma aeronave de caça fabricada totalmente pelo país. Durante a cerimônia de apresentação do caça na capital Teerã, diversas autoridades puderam ver de perto o caça iraniano, incluindo o presidente do país, Hassan Rouhani.

O caça Kowsar-88, segundo fontes iranianas, é 100% de fabricação nacional com participação de engenheiros iranianos, o caça pertence a quarta geração, o que coloca ele ao dentro de um cenário mais moderno da aviação mundial.

Algo que chama bastante a atenção no caça é a grande semelhança com o caça de fabricação norte americana Northrop F-5F Tiger IIAs semelhanças com a versão biplace (dois assentos) do caça são quase que totais, observando a aeronave por fora.

Na parte interna, no cockpit, o caça segue os padrões mais atuais, com conceitos digitais no painel. No requisito poder de fogo, a gama de armamento do caça é considerada boa, nos níveis do F-5, claro.

Autoridades do Irã já anunciaram mais de uma vez que pretendem reforçar ainda mais o setor defesa do país mesmo com os embargos sofridos os cientistas/engenheiros que trabalham no seguimento de defesa conseguem desenvolver novas tecnologias e isso é uma preocupação, pois o país tem interesse em desenvolver um programa de mísseis.

A Força Aérea do Irã conta com outros caças clássicos, como o lendário F-14 Tomcat, caça adquirido dos EUA, quando ambas nações ainda tinham uma relação diplomática amigável. Fora essas poucas unidades do Tomcat, a força aérea local ainda conta com Mirage F1 de fabricação francesa e algumas unidades do F-4 Phantom, também de fabricação norte-americana.

Abaixo um vídeo da apresentação do caça Kowsar-88 para as autoridades do Irã.