Advertisement

Iraniano que inspirou filme “O Terminal” morre no aeroporto de Paris

Filme o Terminal com Tom Hanks

O refugiado iraniano que inspirou o filme O Terminal (2004), estrelado por Tom Hanks, faleceu no terminal 2F do aeroporto Roissy-Charles de Gaulle, em Paris, no último sábado (12). Mehran Karimi Nasseri tinha 77 anos. 

Segundo a administração do aeroporto, Nasseri sofreu um ataque cardíaco pouco antes do meio dia. Equipes médicas do próprio terminal tentaram ressuscitar o homem, sem sucesso. 

Nasseri no Terminal 1 do Aeroporto Charles de Gaulle em 2005. Foto: Saint Martin via Wikimedia.

Nasseri nasceu em 1945 e em 1977 foi expulso do Irã por ter participado de protestos contra o Xá, como era chamado o rei do país até ser deposto pela revolução de 1979. Ele então decidiu se mudar para a Inglaterra; apesar de ser pai ser iraniano, sua mãe tinha origem escocesa. 

Seus problemas fora do país de origem começaram quando ele foi barrado na Inglaterra por falta de documentos que, segundo ele mesmo, foram perdidos ao ter sua mala furtada. Ele seguiu buscando por sua mãe na Europa, mas teve sua entrada barrada em diversos países. Assim ele decidiu fixar residência dentro do Terminal 1 do aeroporto internacional de Paris e obteve a condição de refugiado em 1999. 

Diversas ações judiciais determinaram que ele não poderia ser expulso do local, mas também não poderia ter sua entrada aceita pela falta de documentos. Mesmo recebendo ofertas de residência da França e Bélgica, Nasseri permaneceu no terminal porquê os governos o reconheciam como iraniano e não escocês. 

A história do ilustre morador do Aeroporto Charles de Gaulle inspirou o diretor Steven Spielberg, que em 2003 pagou US$ 250 mil para produzir o filme O Terminal, tendo Hanks como protagonista principal. No longa-metragem, Hanks vive Viktor Navorski, um turista do país fictício Krakozhia, que fica preso em um dos terminais do aeroporto internacional John F. Kennedy, em Nova Iorque, quando o país sofre um golpe de estado. Sem ter para onde ir, Navorski passa a morar no local. 

Não se sabe exatamente o que Nasseri fez com o dinheiro. Em 2007 ele foi hospitalizado e seu abrigo no Terminal 1 foi retirado. No entanto, o aeroporto explica que ele voltou a morar no Terminal 2F, onde faleceu no final de semana. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Aeroportos, Notícias

Tags: Charles de Gaulle, Filme, Terminal, usaexport