Irkut está montando o 1º protótipo do MC-21 que será equipado com motores russos

A Irkut está concluindo a montagem da fuselagem do 5º protótipo do MC-21, que vai receber os motores russos Aviadvigatel PD-14, o primeiro desse tipo em um MC-21, visto que até agora todos utilizam os motores Pratt & Whitney.

A fuselagem vai receber em breve a asa e a empenagem, e será encaminhada para o hangar de pintura após a montagem final.

A Aviadvigatel diz que o PD-14 oferece vantagens competitivas, incluindo temperaturas mais baixas de exaustão e arrasto reduzido, visto que o Fan Frontal do PD-14 tem menor diâmetro, 1,90m em comparação com 2,06m do PW1400G.

O PD-14 fornecerá até 137kN de impulso para decolagem, enquanto o PW1400G é capaz de 125-137kN.

A Aeroflot está entre os clientes que podem escolher a versão PD-14 do MC-21, como parte de um pedido de 50 aeronaves.

 

O MC-21

O MC-21-300 tem capacidade para 163 a 211 passageiros, sempre em configuração de duas classes. A Irkut promete um custo até 15% menor de operação do MC-21 em comparação com os concorrentes atuais, como o 737 MAX 9 e o A321neo, boa parte devido ao projeto novo e com tecnologias bem atuais nos materiais incorporados na aeronave e também nos demais sistemas.


Foto – UAC

O desenvolvimento do MC-21 começou em 2008, quando a Irkut aprovou as primeiras características da aeronave, o primeiro voo do avião estava previsto para 2016, mas alguns atrasos no projeto da aeronave levaram essa data para 2017. Apesar disso a Irkut progride bem com os testes, utilizando da sua experiência anterior com as empresas Sukhoi, Yakovlev e Tupolev, essas três, juntamente com a Irkut fazem parte da UAC.

Ao todo a Irkut tem mais de 185 encomendas, com mais 100 opções de compra para o MC-21, a maior parte de companhias da Rússia, como a Aeroflot. A certificação do MC-21 está prevista para 2018 na Rússia, seguida pela certificação da EASA em 2019, após ganhar o certificado de tipo a Irkut poderá iniciar as entregas do MC-21 para as companhias aéreas.

DEIXE UMA RESPOSTA