Advertisement

Irkut, fabricante de aviões russa passará a se chamar Yakovlev

MC-21-300 Irkut

A fabricante de aeronaves russa Irkut, vai mudar de nome, passando a se chamar Yakovlev. A mudança foi anunciada no começo desta semana e tem como objetivo a união de forças do setor aéreo da Rússia diante do novo cenário cheio de sanções.

Segundo a diretoria da Irkut, todo o processo deverá ser feito até o final do mês de agosto mas ainda não foi esclarecido se os aviões MC-21 e Superjet 100 sofrerão alterações. O nome Yakovlev não é estranho para a Irkut, já que o escritório que cuida da parte de design já leva o nome do conhecido engenheiro aeronáutico Alexander Yakovlev.

Durante uma visita as instalações da Irkut, o ex-primeiro-ministro Dmitry Rogozin disse que o jato de porte médio MC-21, quando ainda estava em fase de projeto. poderia ser batizado de Yak-242, mas o nome atual foi mantido quando o avião começou a ser fabricado em 2015. O Yak-242 é um antigo projeto de avião russo com capacidade para até 180 passageiros que nunca foi produzido e serviu como base para o atual MC-21.

“Devemos não apenas preservar, mas desenvolver essa herança”, disse o diretor-geral da Irkut.

Yakovlev Yak-40
Yak-40 é trimotor, mas sua velocidade de voo em cruzeiro é mais lenta que o Lockheed Electra II. Foto: Igor Dvurekov/Wikimedia

Espera-se que com as sanções já impostas desde o início da guerra com a Ucrânia, a Irkut, futura Yakovlev, se torne a principal fornecedora de aeronaves para as companhias aéreas russas. Uma pesquisa da Rostec, estima que até 2030 o mercado russo necessite de pelo menos 500 novas aeronaves.

“Estamos superando a dependência das importações e pretendemos equipar totalmente nossas companhias aéreas com aeronaves domésticas comparáveis ​​[aos modelos ocidentais] em qualidade, confiabilidade e outras características”, disse Sergei Chemezov, chefe da Rostec.

Veja também:

 

 

 

Com informações da Flight Global

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.