Advertisement

Israel divulga imagens de caças derrubando drones em ataque do Irã

Forças de Defesa de Israel derrubaram 99% dos drones e mísseis disparados pelo Irã. Imagem: IDF/Divulgação.

O último sábado (13) foi marcado na história como o primeiro ataque direto do Irã contra Israel. Centenas de drones, mísseis balísticos e de cruzeiro foram lançados contra o país, que alega ter derrubado 99% dos armamentos. No dia seguinte, as Forças de Defesa de Israel (IDF) divulgaram imagens do abate de drones e mísseis de cruzeiro por seus aviões de caça. 

Além dos bastante reconhecidos sistemas de defesa terra-ar de Israel, como o Iron Dome, vários aviões de caça decolaram na noite de sábado para interceptar os drones suícidas e mísseis do Irã. O vídeo publicado pela IDF mostra aviões de caça da Força Aérea Israelense (IAF) disparando mísseis e abatendo as aeronaves. Segundo os militares, nenhum dos aviões não tripulados chegou ao território israelense. 

As imagens parecem ter sido gravadas de pods instalados nas aeronaves e é possível reconhecer alguns drones Shahed 136 e mísseis de cruzeiro Paveh. Após o ataque, chamado pelo irã de Operação Verdadeira Promessa, a IDF divulgou que obteve uma taxa de interceptação 99%, derrubando quase todos os mais de 170 drones, 120 mísseis balísticos e 30 mísseis de cruzeiro. Israel alega que apenas poucos mísseis balísticos atingiram seu território, alguns dos quais acertaram a base aérea de Nevatim, mas sem causar muitos danos à infraestrutura ou nas aeronaves. 

Além dos aviões F-16, F-15 e F-35 da IAF, caças do Reino Unido e Estados Unidos também decolaram para defender Israel do ataque do Irã. Mais tarde foi confirmado que caças-bombardeiros F-15E Strike Eagle da Força Aérea dos EUA participaram da defesa de Israel. O presidente norte-americano Joe Biden falou com militares dos 494º e 335º Esquadrões de Caça, elogiando os aviadores pela atuação no sábado. 

Além dos jatos da USAF, caças da Marinha também derrubaram alvos iranianos, bem como navios fundeados na região. Ao todo, os aviões dos EUA derrubaram 70 drones, afirmam oficiais norte-americanos. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: ataque, Drones, Irã, Israel