Advertisement

Itália, Japão e Inglaterra reforçam acordo para caça de sexta geração

Japão, Itália e Reino Unido vão desenvolver, através do GCAP, caça de sexta geração. Imagem: Ministério da Defesa do Japão.

Os Ministérios da Defesa da Itália, Japão e Inglaterra assinaram na quinta-feira (14), em Tóquio, um novo acordo referente ao projeto Global Combat Air Programme (GCAP). O novo acordo reforça a pareceria trilateral no programa que visa o desenvolvimento conjunto de um caça de sexta geração até meados da próxima década. 

O tratado, assinado pelos ministros Guido Crosetto, Minoru Kihara e Grant Shapps, formaliza e estabelece as bases do programa e cria a Organização Governamental Internacional GCAP (GIGO), que vai gerenciar o trabalho conjunto entre os países. 

O GIGO, que terá um japonês como primeiro executivo-chefe, também vai definir os requisitos e capacidades do novo caça, enquanto gerencia uma joint venture composta pela pela BAE Systems da Grã-Bretanha, pela Mitsubishi do Japão. Heavy Industries (MHI) e Leonardo da Itália. Estas empresas serão as responsáveis por desenvolver a aeronave que atenda os requisitos estabelecidos pelo GIGO. 

Os três países começarão em 2025 o desenvolvimento de um avião de combate de nova geração, que eventualmente deve substituir modelos já em atividade com suas respectivas forças aéreas – Eurofighter Typhoon para Reino Unido e Itália e o F-2 no Japão. 

“Saudamos o acordo assinado pelos governos da Itália, do Japão e do Reino Unido, e o progresso contínuo com nossos parceiros industriais para avançar na futura construção comercial conjunta”, disse Herman Claesen, diretor administrativo do Future Combat Air Systems da BAE Systems. 

Através do GCAP, Roma, Londres e Tóquio criarão um sistema integrado de combate aéreo em que a plataforma principal, o caça de 6ª geração, seja o ponto central de uma rede de aeronaves pilotadas remotamente (drones) com diferentes funções e tarefas, desde o reconhecimento até o apoio ao combate, que pode multiplicar a eficácia do próprio sistema.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Notícias

Tags: caça, Sexta geração, usaexport