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Jato de guerra eletrônica EA-18 volta a voar cinco anos após colisão aérea

Jato de ataque eletrônico EA-18G Growler volta a voar cinco anos após colisão aérea

Um EA-18G Growler da Marinha dos Estados Unidos voltou a voar cinco anos depois de ficar extensivamente danificado em uma colisão aérea. A aeronave de guerra eletrônica fez um voo de checagem em 17 de outubro, marcando o fim de um complexo processo de transformação e reforma. 

O incidente ocorreu em 14 de setembro de 2017, quando o jato de ataque eletrônica pertencia ao esquadrão VAQ-133 Wizards. O EA-18 se envolveu em uma colisão no ar com outro avião, anexado à Ale Aérea Embarcada 2 (CVW-2). Ambas aeronaves pousaram em segurança e sem ferimentos aos tripulantes, explica a Marinha. 

O Growler permaneceu na Estação Aeronaval de Fallon, em Nevada, por vários anos, pois uma reforma dessa natureza nunca havia sido feita antes e não havia processos ou procedimentos sobre como exatamente os reparos poderiam ser executados.

Foto: Marinha dos EUA.

Após a inspeção inicial, havia pouca esperança de que a aeronave voltasse a voar devido à complexidade dos reparos necessários após o acidente, bem como aos danos causados ​​​​por anos de permanência em um ambiente desértico. 

No entanto, após análise minuciosa e coordenação contínua, o caminho para a recuperação do Growler começou quando a liberação para reparo foi concedida em 2021. Em fevereiro daquele ano, a aeronave foi carregada em um caminhão e transferido para o Esquadrão de Recompletamento de Frota (treinamento), o VAQ-129 Vikings, na NAS Whidbey Island.

Classificado como “reforma especial”, o financiamento foi aprovado e um espaço de hangar de longo prazo foi selecionado para o projeto inédito. Por mais de um ano, engenheiros, mecânicos e técnicos de instalações nos Estados Unidos colaboraram para desenvolver processos, concluir reparos e inspecionar minuciosamente a aeronave recuperada – mais de 2.000 horas-homem no total.

Foto: Marinha dos EUA.

“Este foi um esforço de equipe do pessoal do Fleet Readiness Center (FRC) Southeast, FRC Southwest Engineering e minha equipe da FRC Northwest”, disse Tommy Moore, líder de depósito da FRC Northwest. “Remontamos a aeronave substituindo todos os principais componentes e devolvemos a aeronave ao VAQ-129 como uma ‘reforma especial’ concluído em 24 de abril de 2022.

O Growler em breve será transferido para um esquadrão operacional para ser implantado em todo o mundo e estar pronto para realizar operações de voo nas próximas décadas. O capitão David Harris, Comodoro da Ala de Ataque Eletrônico do Pacífico, elogiou os esforços de toda a Naval Aviation Enterprise na realização desta missão inédita.

“Foi realmente incrível ver toda a equipe da Naval Aviation Enterprise se reunir para recuperar esse ativo tão necessário de volta ao status de voo”, disse Harris. “Desde os engenheiros que desenvolveram os projetos de reparo necessários, aos técnicos que realizaram os reparos complexos, aos marinheiros do VAQ-129 que finalmente reconstruíram a aeronave para um status de voo; foi um verdadeiro esforço de equipe.”

Via US Navy

 

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Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: EA-18G Growler, Guerra Eletrônica, Marinha dos EUA, usaexport