T-38C Talon Vance Canopy EUA USAF
T-38C Talon da Base Aérea de Vance. Foto via Military.com

Um jato de treinamento avançado T-38 Talon da Força Aérea dos EUA (USAF) perdeu seu canopy durante um voo na segunda-feira (13). Ninguém se feriu. 

De acordo com a Base Aérea de Vance (Oklahoma), os dois pilotos foram avaliados pelo 71º Grupo Médico, onde foi constatado que ambos estão bem. O incidente ocorreu sobre a região de Ringwood.

O canopy foi recuperado mais tarde por equipes da base aérea, que já haviam solicitado aos moradores da área que ficassem atentos à peça. A USAF abriu uma investigação para apurar as causas do incidente. 

A base de Vance é sede da 71ª Ala de Treinamento Aéreo, que ministra instrução de voo aos cadetes da USAF antes de sua implantação nas unidades operacionais. O T-38C Talon era operado pelo 25º Esquadrão de Treinamento. 

T-38 Talon treinamento USAF EUA
T-38 Talon. Foto: USAF.

“Nós treinamos nossos pilotos para serem os melhores do mundo e os preparamos completamente para qualquer tipo de emergência”, disse o Coronel Jay Johnson, comandante da 71ª Ala de Treinamento. “Nossos aviadores são nosso recurso mais importante. Treinamos nossos pilotos para esperar o inesperado e este é um excelente exemplo de nossos pilotos mostrando suas habilidades.”

O T-38 foi desenvolvido pela Northrop a partir do projeto N-156 (o mesmo desenho que deu origem ao caça F-5). A aeronave supersônica está em serviço desde 1961 e é usada para formar novos pilotos de caça e bombardeio dos EUA e outros países aliados, como a Alemanha, que possui cerca de 45 T-38 operados pela USAF em parceria. 

As aeronaves foram modernizadas pela Boeing para o padrão T-38C, onde receberam um display multifunção, HUD, TCAS e sistema de navegação inercial. Mesmo assim, o Talon é um modelo veterano e está perto de se aposentar. O treinador será substituído pelo Boeing/Saab T-7 Red Hawk

Com informações de Enid News