Jatos M-346 de Israel realizam simulação de combate em cenário remetente a Guerra dos Seis Dias

A Força Aérea de Israel (IAF) conduziu um exercício simulado do Curso de Treinamento Operacional do jato treinador Leonardo M-346 e o que mais chamou a atenção foi o cenário bem similar ao ocorrido durante a Guerra dos Seis Dias, em 1967.

“Como tripulante, é importante conhecer nossa história. É uma forma de nos conectarmos com nosso patrimônio de uma forma prática. Nos ensina a lidar com situações estressantes e desafiadoras, que é algo em que nos concentramos muito”, explica o Maj. G, Comandante do Curso de Treinamento Operacional (OTC).

“O primeiro dia nos dá um pano de fundo sobre as guerras de Israel, especificamente a Guerra dos Seis Dias. Tocamos na história geral, suas causas e a influência que teve na história”, disse um comunicado da IAF.

Jato M-346 da IAF- Foto: Força Aérea Israelense

No exercício com os jatos M-346 foi simulado os ataques da Operação Focus, uma eficiente ação israelense nos conflitos na famosa Guerra dos Seis Dias.

Outra simulação remete ao conflito colocou os pilotos em um cenários de ataque a uma base inimiga, contudo, o líder da formação e abatido, mas o ataque deve continuar por parte do caça ala restante.

Entretanto, mais ações aconteceram, uma delas foi a possibilidades dos jovens pilotos conhecerem alguns pilotos que voaram no conflito real.

Rápido resumido histórico do conflito:

Como dito, a Guerra dos seis Dia aconteceu em 1967, esse rápido conflito envolveu Israel, Jordânia, Síria e Egito. O conflito se destacou pelo grande emprego aéreo, muitos dogfights aconteceram, no final, Israel venceu as três nações.

Dassault Mirage III de Israel

Nesta rápida guerra se destaca alguns caças, como o famoso Dassault Mirage III de Israel, já do lado árabe o destaque vai para os Migs 21, 17, e 19.

Caça Mig 21 do Egito- Foto: Le Caire

 

 

Sair da versão mobile