O KC-390 completou recentemente as provas de REVO nos caças da FAB. Os testes foram realizados a partir das bases de Santa Maria-RS (ALA4), base sede dos caças A-1 e na base de Canoas-RS (ALA3), uma das quatro bases que operam caças F-5EM o Brasil.

Durante os testes que aconteceram tanto no período diurno quanto noturno, o KC-390, recém nomeado C-390 Millennium, realizou um contato seco, ou seja sem transferência de combustível.

A futura aeronave reabastecedora da FAB pode transferir até 1.500 litros de combustível por minuto. A aeronave que cumpre a missão de REVO tem a capacidade de transportar um total de 35 toneladas, além de poder realizar tais missões em velocidades de 250km/h e 560/kh, em altitudes entre 610m até 9.750m.

Por ter a capacidade de voos a baixa altura e baixa velocidade o avião pode reabastecer helicópteros. Missão esse que deverá acontecer no próximo ano.

Ao todo a FAB encomendou 29 unidades do KC-390, sendo que o primeiro foi entregue no mês de setembro, na ALA 2, em Anapólis-GO.

O KC-390 além de aeronave Revo em funções de cargueiro militar, isso incluiu transporte de vários equipamentos, incluindo veículos militares, bem como o transporte de paraquedistas. Mas o C-390 Millennium pode ser usado em missão aeromédica, combate a incêndio e operar um pistas não preparadas, além de também poder ser reabastecido, aumentando assim a autonomia da aeronave sem precisar que pouse para reabastecer.

DEIXE UMA RESPOSTA