Fuselagem do L-39NG durante o teste Foto: Aero Vodochody Aerospace

O objetivo dos testes foi verificar a força da estrutura de acordo com os requisitos do regulamento militar europeu EMACC. 

Durante testes anteriores, a fuselagem foi carregada por flexão, por forças inerciais do motor e também por forças na cauda. O último teste realizado representou o caso mais crítico, é a carga de flexão combinada da cauda.

Neste teste, a fuselagem da aeronave foi carregada até a carga limite inicialmente, correspondendo à carga máxima possível da aeronave em voo, onde nenhuma deformação permanente da fuselagem foi observada.

A carga subsequente à carga final (150% da carga limite) foi realizada e a fuselagem foi intencionalmente carregada com forças mais altas, levando a uma falha estrutural que ocorreu a 110% da carga final. A diferença entre a carga final e a carga limite representa na aviação em todo o mundo o fator de segurança padrão de 1,5.

Testes de escala semelhante são realizados na República Tcheca, especialmente quando um novo tipo de aeronave está sendo certificada e sua preparação geralmente leva meses, às vezes anos.

Para cada aeronave, é necessário projetar um método exclusivo de verificação experimental das propriedades da aeronave. Portanto, este foi um evento importante para os funcionários do Centro de Pesquisa Aeroespacial Tcheco.

David Novotný do VZLU observa: “A intenção do teste era suportar a carga correspondente à carga máxima máxima. Isso provou a força da estrutura. Durante o teste, atingimos 110% da carga final e, em seguida, apareceu uma deformação, que não permitia uma continuação adicional sem o risco de destruir a fuselagem. Ao mesmo tempo, alcançamos o modo de falha necessário e a estrutura provou ter a reserva apropriada para o desenvolvimento futuro de aeronaves. Portanto, o teste foi bem-sucedido.”


O caminho do segundo protótipo no VZLU ainda não está concluído. O número da fuselagem 7002 passará por mais testes.

L-39NG- Foto: Aero Vodochody

Como parte da certificação do L-39NG, outro passo importante foi dado. Mas todo o processo ainda não está concluído. “Agora temos uma campanha para examinar os estados limites das asas, depois temos outro teste parcial e, no momento, estamos basicamente lançando uma campanha de experimentos de fadiga na VZLU, que é outra grande parte do processo de certificação”, conclui Pavel Henzl da Aero Vodochody.

O L-39NG é um projeto conjunto de duas empresas privadas, a maior fabricante aeroespacial tcheca AERO Vodochody AEROSPACE e sua parceira estratégica, empresa comercial e de fabricação militar OMNIPOL.

 

Fonte: Aero Vodochody Aerospace

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