LATAM Cargo lança rota Guarulhos-Recife-Manaus e cresce mais de 60% em Pernambuco

LATAM Cargo Nordeste Manaus São Paulo Recife

A LATAM Cargo Brasil, afiliada de cargas do grupo LATAM, acaba de anunciar importantes investimentos nas Regiões Norte e Nordeste do Brasil. Em 9 de maio, a companhia vai inaugurar em sua operação doméstica o voo semanal cargueiro Guarulhos-Recife-Manaus. A companhia escalou para a rota aeronaves cargueiras do modelo Boeing 767-300F, com capacidade para mais de 50 toneladas por voo. Como resultado, a capacidade (medida em ATK¹) da LATAM Cargo na capital pernambucana terá um crescimento de 62,5% em relação a este mês de abril. Atualmente, a empresa opera internacionalmente na localidade a rota cargueira Santa Lúcia/Cidade do México-Recife e também embarca cargas nos compartimentos inferiores das aeronaves de passageiros.

A ampliação da conectividade da LATAM Cargo tornará mais ágil e dinâmico o transporte de autopeças, fármacos, e-commerce, eletrônicos e alimentos perecíveis de São Paulo para Recife e o envio de confecções, autopeças e alimentos perecíveis de Recife para Manaus.

 

INVESTIMENTOS DA LATAM CARGO EM RECIFE E MANAUS

As Regiões Norte e Nordeste são importantes mercados de importação e exportação de cargas no Brasil. Em 4 de abril deste ano, a LATAM Cargo inaugurou a nova rota cargueira Guarulhos-Belém-Manaus, que duplicou a sua capacidade na capital paraense.

Atualmente, a LATAM Cargo responde por 15% do mercado de cargas aéreas de Recife em voos domésticos e internacionais, segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Somente em 2023, foram quase 8 mil toneladas de cargas movimentadas pela LATAM em Pernambuco, tanto em voos domésticos quanto internacionais.

Já em Manaus, a empresa responde atualmente por 42% do mercado de cargas aéreas em voos domésticos e internacionais, segundo a ANAC. Em 2023, foram mais de 46 mil toneladas de cargas movimentadas pela LATAM na capital manauara, tanto em voos domésticos quanto internacionais.

Em março, vale lembrar, a LATAM Cargo já havia ampliado de 6 para 9 voos semanais as operações cargueiras com destino a Manaus a partir dos aeroportos de Guarulhos (sete voos por semana) e Viracopos (2 voos por semana), um crescimento de 30% da capacidade (em quilos) com relação ao mesmo período do ano anterior.

As principais cargas aéreas enviadas para Manaus são commodities que alimentam a indústria da Zona Franca (peças, maquinários, lingotes de aço prata, etc); alimentos perecíveis congelados e frescos (alface, morango, brócolis e peixes); têxteis (tecidos, calçados e vestuário), entre outros.

Já as principais cargas embarcadas em Manaus são manufaturas fabricadas com os próprios insumos que a LATAM Cargo levou para a Zona Franca, incluindo eletrônicos, celulares, relógios, baterias, medicamentos e peças prontas para maquinários.

 

Leia também:

 

 

Via: LATAM Brasil

Autor: Gabriel Benevides

Redator Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação. Contato: gabriel.benevides@aeroflap.com.br

Categorias: Carga Aérea, Notícias

Tags: Carga Aérea, Guarulhos, LATAM, LATAM Cargo, Manaus, Recife

Sair da versão mobile