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LATAM fecha segundo trimestre com lucro de US$ 145 milhões e melhora suas projeções para o 2º semestre

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LATAM divulgou hoje (2), os seus resultados financeiros relativos ao segundo trimestre deste ano, mantendo a tendência positiva dos últimos meses. No fechamento do período, a LATAM reportou lucro líquido de US$ 145 milhões explicado principalmente pelo aumento das receitas do segmento de passageiros e por um preço menor do combustível durante o trimestre. No primeiro semestre de 2023, a LATAM Airlines Group registrou um lucro líquido de US$ 267 milhões.

No segundo trimestre, as receitas operacionais atingiram US$ 2,6 bilhões, um aumento de 20,2% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, enquanto os gastos operacionais ajustados foram de US$ 2,4 bilhões, resultando em uma margem operacional ajustada de 10,1% para o trimestre.

O CFO do LATAM Airlines Group, Ramiro Alfonsín, afirma que “os bons resultados alcançados no primeiro semestre levaram o grupo a atualizar seu guidance (projeção) para 2023. A projeção é de que a margem operacional ajustada fique entre 10% e 11%, aumentando em relação aos 6% e 8% anunciados anteriormente, e que o EBITDAR ajustado seja de US$ 2,35 bilhões a US$ 2,5 bilhões”.

O grupo continuou melhorando o seu balanço, trimestre a trimestre, gerando US$ 110 milhões de caixa durante o período e uma liquidez bruta de US$ 2,6 bilhões.

 

LATAM

 

Maior e melhor conectividade

No segundo trimestre do ano, as operações consolidadas (medidas em ASKs) aumentaram 28,4% em relação ao mesmo período de 2022. As operações internacionais cresceram 48,4% em comparação com o ano anterior, alcançando 93% da capacidade operada em 2019.

As operações domésticas no Brasil cresceram 18% em comparação com 2022 (medidas em ASKs), enquanto as operações domésticas das afiliadas na Colômbia, Chile, Peru e Equador aumentaram 6,5% em relação ao ano passado. Durante o segundo trimestre, o grupo transportou 17,1 milhões de passageiros, 22,6% acima do registrado no mesmo trimestre de 2022.

A LATAM Airlines Colômbia incorporou 5 aeronaves à sua frota, aumentando a sua capacidade em aproximadamente 20%. Como resultado, a filial colombiana aumentou sua participação de mercado, de 24% no primeiro trimestre para 33% no segundo trimestre.

O período foi particularmente ativo em conectividade. A LATAM Airlines Peru anunciou novas rotas, como Lima-Aruba e Lima-Caracas. No âmbito da Joint Venture com a Delta, foram divulgadas três novas rotas e aumento de frequência em uma já existente, proporcionando melhor conectividade entre América do Norte e América do Sul. Duas delas começam a operar em outubro: a LATAM Airlines Colômbia, com a rota Medellín-Miami; a LATAM Airlines Peru, com Lima-Atlanta e a Delta Airlines com um segundo voo diário na rota Atlanta-Bogotá. A terceira nova rota anunciada é Cartagena-Atlanta, operada pela Delta Air Lines, com início das operações em dezembro.

Já a LATAM Airlines Brasil anunciou um novo acordo com a companhia aérea sul-africana Airlink que estará disponível a partir de 2 de setembro, data em que a filial brasileira reiniciará os seus voos para Joanesburgo a partir de São Paulo. Com o novo acordo, os passageiros da LATAM terão acesso a mais de 40 destinos em toda a África.

Nas operações de carga do grupo, durante o segundo trimestre, o grupo anunciou duas novas rotas de carga, Miami-Guayaquil e Miami-São José dos Campos, fortalecendo o hub de Miami e ampliando a rede de carga do grupo. Também adicionou o seu 18º cargueiro às suas filiais cargueiras, que está focado em transportar flores da Colômbia e do Equador para o mundo, completando um total de 65 frequências semanais de aviões cargueiros a partir desses países.

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Via: LATAM Brasil

 

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