LATAM

A LATAM, por meio do seu programa Avião Solidário, transportou gratuitamente mais de 1 tonelada de itens básicos e de 8 veterinários para Recife (PE) nesta sexta-feira (10/6), para auxiliar a população impactada pelas fortes chuvas na região.

A carga foi composta por água, arroz, feijão, flocão, cestas básicas, creme dental, sabonetes, escova dental, papel higiênico, absorventes, sabonetes em barra e detergente, que foram arrecadados pelo programa Pátria Voluntária, da Casa Civil da Presidência da República, em parceria com o Ministério do Turismo, e estão sendo direcionadas às pessoas em situação de vulnerabilidade por meio de organizações da sociedade civil, credenciadas nos editais do Pátria Voluntária.

O Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado, também conhecido como programa Pátria Voluntária, foi criado em 2019 com o objetivo de promover o voluntariado de forma articulada entre o governo, as organizações da sociedade civil e o setor privado. O programa atua com base em cinco propósitos: ajuda humanitária, engajamento social, voluntariado, acessibilidade e transformação social.

Para auxiliar no resgate de animais, o Grupo de Resgate de Animais em Desastres enviou 8 veterinários para Recife, sendo todos também transportados gratuitamente pela LATAM, por meio do seu programa Avião Solidário.

O Grupo de Resgate de Animais em Desastres é um grupo de voluntários composto por 60 membros, entre veterinários, biólogos, oceanógrafos, analistas de sistemas, administradores, zootecnistas, bombeiros, acadêmicos e auxiliares de várias partes do País, que tem o objetivo de promover ajuda humanitária aos animais em circunstâncias de vulnerabilidade em desastres.

A companhia aérea também realizou o transporte de colchonetes doados pela Prefeitura de Fortaleza, no domingo (29/5). As doações foram direcionadas à Prefeitura de Recife para auxiliar os desabrigados pelas fortes chuvas na capital pernambucana.

Avião Solidário e a estratégia de Sustentabilidade do Grupo LATAM

O programa Avião Solidário é um dos mais importantes do Grupo LATAM no contexto da sua estratégia de Sustentabilidade, com compromissos assumidos em três frentes: Economia Circular, Mudança Climática e Valor Compartilhado.

Desde o início da pandemia, o Avião Solidário, que há mais de 10 anos beneficia a América Latina, já transportou gratuitamente profissionais de saúde, testes rápidos, medicamentos, máscaras, entre outros itens, beneficiando diretamente diversas localidades no Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Argentina. Com o surgimento das vacinas contra a Covid-19, o programa também se colocou à disposição das autoridades para transportá-las gratuitamente dentro destes países. Somente no Brasil já são quase 250 milhões de doses transportadas até o momento. É o avião a serviço da sociedade.

Via: LATAM Brasil