Advertisement

Leonardo e Safran anunciam parceria para desenvolver sistema de propulsão do helicóptero AW09

Leonardo Safran AW09 Helicóptero

A Leonardo e a Safran Helicopter  anunciaram ontem (26) que uniram forças para aprimorar ainda mais as capacidades e a competitividade do helicóptero monomotor AW09 da próxima geração. A aeronave de produção contará com a classe de 1.000 shp do motor Arriel 2K, a mais nova geração da família Arriel. 

A seleção do novo mecanismo garante o nível mais eficiente de industrialização, fornecimento global e capacidade de suporte para os clientes. A rede de suporte combinada Leonardo e Safran Helicopter Engines fornecerá soluções de manutenção inovadoras, simplificadas e competitivas e custo das operações, sustentado por planos de serviço personalizados e contratos SBH (Suporte por hora), bem como uma grande variedade de serviços digitais. 

Os motores Leonardo e Safran Helicopter possuem uma parceria de longa data e agora em expansão, abrangendo sistemas de propulsão  leves até helicópteros de classe super média. As duas empresas também compartilham agora o mais alto nível de interesse e comprometimento para o mercado comercial monomotor e sua evolução futura.

O novo sistema de propulsão já está instalado no mais recente protótipo AW09, PS4 (Pré Série 4), que está prestes a iniciar atividades de teste de voo nas instalações da Kopter em Mollis. O PS4 inclui todos os desenvolvimentos implementados e testados no P3, o protótipo anterior, permitindo alcançar a configuração final do AW09. PS5, o próximo e último protótipo está planejado para seguir no final de 2023. 

O programa AW09 deu grandes passos adiante em 2022, paralelamente à integração do sistema de propulsão de produção, incluindo o voo do novo e e pás finais do rotor principal e concordando com a base de certificação de tipo com a AESA ( Agência Europeia para a Segurança da Aviação ). 

O AW09 continuará sendo desenvolvido pela Kopter na Suíça com a contribuição de equipes conjuntas Leonardo-Kopter. Kopter deve se tornar um centro de competência para novos helicópteros leves e uma incubadora de novas tecnologias para voo vertical. Como tal, contribuirá para o desenvolvimento de novos sistemas de propulsão híbridos e elétricos e desempenhará um papel importante no âmbito do plano estratégico Be Tomorrow 2030 de Leonardo, que visa estar na posição de liderança no mercado de aeronaves civis e na moderna mobilidade aérea. 

O AW09 monomotor oferece maior modularidade, sistemas eletrônicos modernos, alta digitalização e a maior cabine e carga da categoria. Suas características superiores –, incluindo velocidades rápidas de cruzeiro e recursos quentes e altos –, são combinadas com uma assinatura de baixo ruído resultante da montagem dinâmica recém-desenvolvida e do rotor de cauda envolto.

A Safran Helicopter Engines é líder no mercado de propulsão para helicópteros monomotores. O Arriel é um dos mais vendidos da Safran, com mais de 15.000 motores em operação. Todos os dias, o motor aumenta sua reputação como parceiro seguro e confiável, especialmente para operadores que voam exigindo EMS, busca e salvamento, aplicação da lei, missões de vigilância marítima e trabalho aéreo.

 

Via: Leonardo

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Benevides

Autor: Gabriel Benevides

Redator Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação. Contato: [email protected]

Categorias: Aviação Geral, Rotativa

Tags: Asas Rotativas, Leonardo, Leonardo AW09, Safran, usaexport