A Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (DARPA) dos Estados Unidos selecionou equipes de empresas para trabalharem no projeto Liberty Lifter. A agência vai financiar o desenvolvimento de um hidroavião de grande porte, capaz de operar no efeito solo como um ecranoplano.
Conforme comunicado da DARPA, esta é a primeira fase do programa, com 18 meses de duração, incluindo seis meses de trabalho de projeto conceitual e nove meses de maturação do projeto, culminando em uma revisão preliminar do projeto. Haverá, então, mais três meses para planejamento de fabricação e análises de planejamento de teste/demonstração.
![Conceito de ecranoplano hidroavião apresentado pela General Atomics é mais exótico, possui duas fuselagens e 12 motores. Imagem: DARPA.](https://www.aeroflap.com.br/packages/uploads/2023/02/llfull-3.jpg)
As duas equipes apresentaram conceitos diferentes em resposta ao requerimento da DARPA. O design mais exótico é o da General Atomics e Maritime Applied Physics Corporation, com um projeto de hidroavião com duas fuselagens, asa média e 12 motores turboeixo na configuração pusher (voltados para trás), visando otimização da estabilidade e navegação. O nariz escamoteável da aeronave ainda conta com estabilizadores verticais e horizontais.
Ainda assim, o projeto apresentado pela Aurora Flight Sciences com as empresas Gibbs & Cox e ReconCraft também não fica muito atrás em termos de singularidade, apesar de parecer mais “conservador”. O modelo tem uma única fuselagem com cauda em T, equipado com oito turboélices montados em uma grande asa alta, com as pontas viradas para baixo.
![Conceito do Liberty Lifter da Aurora Flight Sciences. Imagem: DARPA.](https://www.aeroflap.com.br/packages/uploads/2023/02/aurora-flight-services-liberty-lifter.jpg)
Embora os desenhos sejam bastante distintos um do outro, as empresas devem atender ao objetivo do DARPA. O demonstrador Liberty Lifter será um grande barco voador, semelhante em tamanho e capacidade à aeronave de transporte C-17 Globemaster III, que, segundo a Força Aérea dos EUA, pode transportar 77 toneladas.
Os objetivos incluem decolagem e pouso em estado de mar 4 (com ondas de 1 a 2 metros de altura e ventos de 20 a 30 km/h), operação sustentada na água até o estado de mar 5 (ondas de 2 a 3 metros, ventos de 31 a 38 km/h) e voo estendido próximo à água no efeito solo, com a capacidade de voar fora do efeito solo em altitudes de até 10.000 pés acima do nível do mar.
![](https://www.aeroflap.com.br/packages/uploads/2023/02/liberty-lifter-619-1.jpg)
O programa Liberty Lifter, segundo a agência, visa demonstrar um salto à frente na capacidade operacional, projetando, construindo, flutuando e pilotando um avião experimental de longo alcance e baixo custo, capaz de fazer transporte marítimo estratégico e tático pesado.
“Estamos entusiasmados para iniciar este programa e ansiosos para trabalhar em estreita colaboração com ambas as equipes à medida que amadurecem seus conceitos de design de ponto de partida até a Fase 1”, disse Christopher Kent, gerente do programa. “As duas equipes adotaram abordagens de design distintas que nos permitirão explorar um espaço de design relativamente grande durante a Fase 1.”
Conforme programado, a Fase 1 fará a transição para a Fase 2 em meados de 2024 com projeto detalhado contínuo, fabricação e demonstração de um avião experimental em escala real. A DARPA prevê a parceria com uma ou mais forças armadas e parceiros internacionais para atividades e desenvolvimento do conceito Liberty Lifter em um veículo operacional.
Lançado em maio de 2022, o Liberty Lifter busca um novo hidroavião para as forças armadas norte-americanas, enquanto os Estados Unidos tentam conter o crescimento da China e se preparam para uma possível guerra no Pacífico.
![Ecranoplano Classe Lun, da União Soviética, mais conhecido por "Monstro do Mar Cáspio."](https://www.aeroflap.com.br/packages/uploads/2022/05/lun-md-160-ekranoplan-at-speed.jpg)
Com aeronaves do tipo, os militares podem transportar uma grande quantidade de materiais pesados (incluindo blindados), permitindo que os aviões de transporte tradicionais, como o próprio C-17, atuem em outras missões.
Ainda que o projeto eventualmente siga em frente, os designs com certeza são bastante exóticos e chamam atenção para os ecranoplanos da União Soviética e o ainda mais antigo Hughes H-4 Hercules. Também chamado de Spruce Goose, o avião desenvolvido na década de 1940 já foi o maior do mundo, embora tenha voado apenas uma vez.
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