Darkstar Hipersônico Top Gun Maverick Tom Cruise Lockheed Skunk Works
Jato que levou Maverick à 10.3 vezes a velocidade do som foi desenhado em segredo pela Lockheed Martin na sua divisão Skunk Works. Imagem: Lockheed Martin.

Seguindo o sucesso do lançamento do filme Top Gun: Maverick, a Lockheed Martin deu mais detalhes sobre a jato hipersônico Darkstar, pilotado no filme pelo personagem de Tom Cruise. 

A aeronave foi desenhada pela Skunk Works, nome da divisão de Programas de Desenvolvimento Avançado da Lockheed. Com sede em Palmdale, Califórnia, aviões como SR-71, F-117, F-22 e F-35 saíram das pranchetas da Skunk Works, identificada pelo desenho de um gambá (skunk em inglês). 

Imagem: Lockheed Martin.

A Paramount Pictures entrou em contato com a Lockheed, pedindo para que desenhassem o jato que tornaria Pete ‘Maverick’ Mitchell no homem mais rápido da história.

A solicitação foi passada à Skunk Works, que desenhou e construiu o avião que protagoniza uma das sequências mais emocionantes do filme. O nome Darkstar também batizou uma das músicas da trilha sonora oficial, lançada no dia 27/05. 

A maquete do Darkstar ficou tão realista que a China enviou um satélite para capturar imagens do avião, acreditando que era um novo projeto secreto dos EUA. 

Fabricante de motos mostrou a clássica Ninja GPZ 900R ao lado do misterioso avião. Foto: Kawasaki/Divulgação.

Para celebrar sua criação para o filme, a gigante americana de defesa criou uma página em seu site, falando sobre o Darkstar de Top Gun.

“A Lockheed Martin Skunk Works ® prospera ao lidar com trabalhos aparentemente impossíveis, desenvolvendo tecnologias para os desafios de amanhã antes mesmo que a necessidade seja identificada. Desde a criação de recursos furtivos de evasão de radar até aviões X (experimentais) que redefinem o estrondo sônico e muitas tecnologias revolucionárias, a Skunk Works tem uma longa tradição de desenvolver rapidamente inovação duradoura para quando ela é mais necessária.

Top Gun maverick SR-72 hipersônico

Quando a equipe de Top Gun: Maverick estava desejando empurrar o envelope e permanecer fiel à necessidade de velocidade ​​de Maverick, a Skunk Works foi sua primeira chamada. Com a experiência da Skunk Works no desenvolvimento da aeronave mais rápida conhecida combinada com paixão e energia para definir o futuro do setor aeroespacial, as capacidades do Darkstar podem ser mais do que mera ficção. Podem ser realidade…”

O portal também traz entrevistas com funcionários que participaram do desenvolvimento do Darkstar. “Não posso falar sobre a maioria das coisas com as quais eu trabalho”, diz Jim, um designer conceitual da Skunk Works. 

O desenho do jato hipersônico de Top Gun lembra o mesmo do SR-72, um projeto da Lockheed Martin que seria o sucessor do SR-71 Blackbird da década de 1960.

O Darkstar hipersônico foi desenvolvido em completo segredo para o filme, do mesmo jeito que ocorre com os projetos reais. Não é à toa que as logomarcas da Skunk Works e da própria Lockheed podem ser vistas na cauda e no manche da aeronave durante Top Gun. 

“Nossos Skunks trabalharam com a equipe de produção do filme para entender suas necessidades e, em seguida, trabalharam silenciosamente no design e na construção até que o conceito fosse revelado ao mundo no filme.”