A Smiles apresentou um desempenho excelente em 2017, que levou a resultados recordes em seus principais indicadores operacionais e financeiros, e a liderança do mercado de fidelidade a partir do terceiro trimestre.
A empresa encerrou o ano com lucro líquido de R$ 760,6 milhões, 43,7% superior a 2016, e margem líquida de 42,2%. O faturamento bruto foi de R$ 1,9 bilhão, 11,3% superior ao ano anterior. O acúmulo de milhas teve um crescimento de 59,1% em relação à 2016, o que equivale a 85,2 bilhões de milhas acumuladas no período. Já o resgate de milhas cresceu 56,2% em relação ao mesmo período no ano anterior. Foram resgatadas 68 bilhões de milhas em 2017.
“O ano de 2017 foi um marco para a Smiles, com destaque para o crescimento acima de 50% no acúmulo e resgate de milhas – o que demonstra o engajamento cada vez maior dos clientes –, além da melhora de todos os indicadores operacionais e financeiros. O ano também foi marcado pelo lançamento de novos produtos e serviços que facilitam a viagem do cliente, com destaque para o Viaje Fácil – que já representa perto de 10% dos resgates de passagens –, e das novas funcionalidades do aplicativo Smiles, que com a reserva de hotéis e carros, já é responsável por quase 25% das emissões”, informa Leonel Andrade, presidente da Smiles.
“As novas facilidades de acúmulo de milhas da GOL e a validade de 10 anos das milhas dos clientes Clube Smiles e Diamante são benefícios diretos aos viajantes frequentes, e contribuíram para que a Smiles assumisse a liderança do mercado”, acrescenta o executivo. “Nosso objetivo é transformar milhas em sorrisos, fazendo com que o cliente viaje cada vez mais”.
Em relação aos produtos e serviços exclusivos, mais uma vez a Smiles demonstra sua capacidade de inovação. Além do Viaje Fácil, em 2017 foram lançados a Conta Família, emissão de passagens pelo Messenger do Facebook, pagamento de bagagem e combustível com milhas, mantendo-se na vanguarda do mercado.
Principais indicadores de 2017:
Principais Destaques | Unidade | 2017 | 2016 | 2017 vs. 2016 (%) |
Acúmulo de Milhas | bi | 85,2 | 53,6 | 59,10% |
Gol | bi | 8,3 | 6,7 | 24,80% |
Bancos, Varejo e Serviços | bi | 64,1 | 46,9 | 36,70% |
Smiles & Money | bi | 12,8 | – | n/a |
Resgate de Milhas (Programa) ² | bi | 68 | 43,5 | 56,20% |
Faturamento bruto total³ | R$ mi | 1.908,10 | 1.714,70 | 11,30% |
Faturamento bruto total (ex-Gol)³ | R$ mi | 1.824,20 | 1.616,20 | 12,90% |
Receita Líquida | R$ mi | 1.804,10 | 1.548,10 | 16,50% |
EBITDA1 | R$ mi | 661,7 | 609,5 | 8,60% |
margem EBITDA1 | % | 36,70% | 39,40% | (2,7 p.p.) |
Lucro Líquido | R$ mi | 760,6 | 548,3 | 38,70% |
margem líquida | % | 42,20% | 35,40% | 6,8 p.p. |
Destaques de 2017
✓ Lançamento de produtos e serviços que facilitam a viagem do cliente, como Viaje Fácil (emissão de passagens sem milhas e um prazo de até 60 dias antes do voo para o pagamento), Conta Família (até 6 pessoas compartilham uma única conta para acelerar o acúmulo de milhas), emissão de passagens pelo Messenger do Facebook (chatbot), pagamento de bagagem com milhas, pagamento de combustível com milhas diretamente na máquina de cartão (POS);
✓ Novos benefícios Clube Smiles e clientes Diamante, dentre eles a validade de 10 anos das milhas acumuladas e a elegibilidade à Conta Família. O cliente Diamante agora usa no máximo 25 mil milhas para emitir passagens nacionais GOL;
✓ Novas regras de acúmulo de milhas da GOL: entre outras novidades, está o acúmulo de milhas em todas as tarifas, além de contabilizar todos os trechos voados, inclusive conexões para a qualificação na mudança de categoria (Smiles, Prata, Ouro e Diamante);
✓ Ampliação dos serviços no aplicativo Smiles: agora, além de emissão de passagens de todas as 14 companhias aéreas parceiras, permite a reserva de hotéis e carros;
✓ Lançamento do Milhas do Bem, projeto de responsabilidade social e voluntariado para a arrecadação de milhas;
✓ Lançamento do novo Shopping Smiles: além do resgate de produtos e serviços com milhas, agora dá a opção de pagamento com cartão de crédito, permitindo o acúmulo de milhas;
✓ Lançamento do novo cartão de crédito Smiles em parceria com a Visa e os bancos Bradesco, Santander e Banco do Brasil;
✓ Lançamento da plataforma de conteúdo Smiles em Dica;
✓ Lançamento de novas parcerias com a Claro, Ingresso Rápido, Uber, Via Varejo, Polishop, Webstore e Wine;
✓ Lançamento da nova campanha institucional “É mais fácil”, que se estendeu pelo ano todo trabalhando semanalmente um tema relacionado aos principais produtos e serviços que a Smiles oferece, além do patrocínio da 10ª edição da Cow Parade, da Turnê Risadaria e do Prêmio Smiles Risadaria;
✓ Lançamento de um cursor especial para pessoas com deficiência navegarem no site da Smiles por meio do software eSSENCIAL ACCESSIBILITY.
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.