Caças Typhoon da Luftwaffe parados na pista durante o Elephant Walk. Foto: Luftwaffe.

A Luftwaffe (Força Aérea Alemã) empregou 18 caças Eurofighter Typhoon em um de Elephant Walk, realizado ontem (06), na Base Aérea de Neuberg. As imagens do treinamento foram divulgadas pela própria instituição no seu Twitter. 

Entretanto, a maneira como a manobra foi realizada é um tanto estranha. Os caças não estavam tripulados, nem armados e estavam somente estacionados, com os calços no trem de pouso, na pista de Neuberg. 

Segundo o Flug Revueas aeronaves estavam na pista em formação de Elephant Walk para uma sessão de fotografias em comemoração aos 60 anos do Esquadrão Tático 74, unidade que opera os caças. 

O termo Elephant Walk é usado para se referir a um grande número de aeronaves de combate taxiando em fila antes de decolagem. Exercícios do tipo são realizados corriqueiramente, especialmente pela Força Aérea Americana (USAF), tanto como demonstração de força como para adestrar os seus militares. 

O exercício pode ser realizado com múltiplos modelos de aeronaves como mostra a foto abaixo. Na ocasião, o Elephant Walk foi realizado pela USAF na Base Aérea de Moody em 2017, com jatos de ataque A-10C Thunderbolt II e aeronaves de busca e resgate em combate HC-130J Combat King II e HH-60G Pave Hawk.

Jatos de ataque A-10C Thunderbolt II e aeronaves de resgate em combate HC-130J Combat King II e HH-60 Pave Hawk. Foto: Ryan Callaghan/USAF.

Atualmente, a Luftwaffe conta com 137 caças Eurofighter Typhoon em sua frota, além de 85 caças-bombardeiros Panavia Tornado, sendo que a primeira unidade modernizada desse último modelo fez seu primeiro voo recentemente.